foto: divulgação

Evento expõe mais de 30 variedades de rosas e cerca de 200 tipos de flores e plantas ornamentais

Emanuely
Emanuely
foto: divulgação

#souagro| Produtores de Holambra, cidade do interior de São Paulo, voltam a abrir as suas fazendas para a realização do evento “Estufas Abertas”, com o objetivo de os turistas conhecerem os “bastidores” do plantio à colheita de flores e plantas ornamentais.

Inspirados no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), o evento é realizado em diversas regiões da cidade desde a década de 1970. Realizado apenas em dois dias no ano. As visitas poderão ser feitas apenas no dia 1º ou no dia 2 de abril, no período das 8h às 17h.

O ponto de partida será o Bloemenpark (Sítio Laguna, na estrada municipal HBR 155), o mais completo parque de flores da Holambra, cujos jardins e canteiros são formados por mais de 30 variedades de rosas e cerca de 200 tipos de flores e plantas ornamentais.

Ali, os turistas receberão mapas impressos ou virtuais para as 5 rotas (em cores diferentes) que os conduzirão até cada fazenda, em seus próprios veículos, para que tenham maior liberdade de horários e permanência em cada local.

No retorno, eles terão acesso ao Bloemenpark para um passeio meio aos canteiros e jardins especialmente preparados para fotos incríveis e poderão adquirir as flores admiradas nas fazendas visitadas, que serão comercializadas pelo Grupo de Escoteiros da cidade, com renda parcialmente revertida para a instituição. Recomenda-se a realização de três visitas no período da manhã, parada para o almoço e duas visitas na parte da tarde para que todos possam aproveitar a oportunidade de apreciar o mais lindo pôr-do-sol de Holambra no retorno ao Bloemenpark. O parque, além de belos jardins, também oferece gastronomia, áreas kids e de lazer para as famílias.

Sobre o passeio

Nas cinco fazendas que “abrirão as suas estufas”, a proposta é permitir que os turistas conheçam todo o processo de cultivo – do plantio à colheita – e passem momentos agradáveis também ouvindo as curiosas histórias dos descendentes dos imigrantes holandeses que transformaram esta antiga colônia holandesas em uma cidade de 17 mil habitantes, eleita como a “Capital Nacional das Flores”.

As fazendas de Holambra são muito modernas e usam tecnologia para a produção de flores e plantas ornamentais. Nesta edição do “Estufas Abertas” estarão abertas para visitação as fazendas Isidorus Flores (produtora de rosas em vasos), a Joost Kalanchoe (kalanchoes e miliianas), a Panorama Flores (cyclamens e anigozanthus, mais conhecida como pata-de-canguru), o Rancho Raízes (cúrcuma) e a Viva Flora (spathiphyllum, o popular lírio-da-paz). O Bloemenpark será o ponto de partida e para um passeio maravilhoso entre canteiros de flores e para a observação do pôr-do-sol.

De maneira didática, os produtores explicarão sobre o avanço tecnológico aplicado nessas culturas e as inovações empregadas por essas famílias na agricultura, além da valorização do capital humano (seus colaboradores) e a forma sustentável da produção para a preservação do meio ambiente e para a manutenção dos recursos naturais. O público poderá conversar com os seus anfitriões sobre a história dessas famílias, sobre os seus hábitos e os costumes, além de conhecer muitas curiosidades que envolvem a dificuldade de adaptação dos imigrantes holandeses à cultura brasileira. Tudo num clima familiar e convidativo.

Ingressos

O dia do evento custa R$ 50,00 (meia entrada) e R$ 100,00 (inteira). Crianças de até cinco anos não pagam ingressos e, de 6 a 12 anos, pagam meia entrada, assim como todos os demais previstos em lei. As vendas são realizadas exclusivamente no site www.bloemenpark.com.br.

A organização do evento alerta que, infelizmente, não há acessibilidade para cadeirantes ou para pessoas com dificuldade de locomoção. Recomenda-se a compra antecipada, pois os ingressos são limitados a somente 200 visitantes por dia, considerando a informalidade das visitas às fazendas. Pelo mesmo motivo os ingressos são válidos apenas para a data da compra, não havendo devolução em caso de desistência.

(Com assessoria)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas