Tempo atrapalha desenvolvimento das culturas de verão no Oeste do PR, aponta Deral
O tempo chuvoso, que seguiu por vários dias e veio acompanhado de dias nublados e frios, atrapalhou desenvolvimento das culturas de verão que estão atrasadas, principalmente de soja, nas regiões Oeste e Centro Oeste do Paraná. As informações são do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) divulgadas nesta terça-feira (08) e que trazem o andamento da safra em toda a região.
Mas a espera é de que com a melhora das condições climáticas isso seja normalizado. Apesar disso, as condições de desenvolvimento são boas e algumas áreas de soja estão em fase de floração. Até o momento, não há população significativa de cigarrinhas nas áreas.
De acordo com o boletim, nas regiões Oeste e Centro Oeste as condições climáticas da última semana favoreceram o andamento da colheita de trigo, que deve ser finalizada em breve. O excesso de umidade reduziu a produção e qualidade das áreas já colhidas. Este excesso provocou também a formação de crostas superficiais no solo, o que pode dificultar os próximos manejos.
Em áreas pontuais de feijão, a colheita deve ter início nos próximos dias. O plantio de milho e de soja se aproxima do fim.
- Show Rural 2023: tem novidades na estrutura do parque para o evento
- Mais de 800 cisternas serão instaladas em propriedades rurais do RS
No Paraná, o plantio de soja chegou a 79% da área prevista. 92% em boas condições. O plantio do milho está em 93% e o de feijão em 87%.
A colheita do trigo chegou a 82% no estado, com muitos dos grãos afetados pelas condições climáticas.
- Bloqueios nas rodovias: já faltam insumos nas indústrias de proteína animal do MT
- Rússia anuncia retomada de acordo para exportação de grãos da Ucrânia
Confira a lista das safras:
Confira o boletim completo AQUI.