Divulgação

Mais de 800 cisternas serão instaladas em propriedades rurais do RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Divulgação

Mais de 800 cisternas serão instaladas em propriedades rurais do RS. Só que os municípios que vão formalizar convênios com a Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) para a instalação de cisternas em propriedades rurais têm até esta sexta-feira (4) prazo para a divulgação e seleção de três beneficiários titulares e, no mínimo, cinco suplentes.

A escolha dos contemplados deve passar pela aprovação do Conselho de Agricultura local. A instalação dos reservatórios se dará por meio do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, referente ao eixo estratégico Irriga+RS/Cisternas. A previsão é de instalação de 819 estruturas de 60 mil litros em diferentes municípios gaúchos, totalizando um investimento de R$ 17,2 milhões.

 

O prazo para o envio de toda a documentação solicitada à Seapdr deve ocorrer de 7 a 11 de novembro. A lista de documentos pode ser consultada AQUI.

Serão beneficiários das cisternas pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que tem em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros.

 

Caberá aos contemplados providenciar o sistema de calhas e canos até o início da execução dos serviços, para direcionamento da água até os reservatórios. As cisternas também serão instaladas em propriedades que possuam área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados. Caberá ao técnico responsável pelos projetos de cada município validar os locais escolhidos para a instalação.

Serão priorizados produtores que residem em 273 municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, e que foram pré-selecionados a partir do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). A lista completa dos municípios contemplados consta no manual de diretrizes do eixo estratégico publicado aqui.

 

O objetivo é ampliar as estruturas de armazenamento de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural e minimizar os recorrentes quadros de estiagem.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias