Aberta oportunidade a produtores que querem cultivar nova variedade de amora-preta
Está disponível o edital de oferta pública para produtores interessados em multiplicar e comercializar a cultivar de amora-preta BRS Ticuna, por parte da Embrapa. Os lotes podem ser solicitados até às 17h do dia 24 de outubro pelo e-mail elbio.cardoso@embrapa.br, sob o assunto “Comunicado de Oferta N° 13/2022”. Acesse o edital AQUI.
Na solicitação devem constar todos os documentos previstos no edital. Podem participar produtores que se apoiam no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas) como produtores de mudas de amorata.
- Polícia apreende agrotóxicos contrabandeados no Sudoeste do PR
- Ovos brasileiros ganham cada vez mais espaço no mercado externo
No processo, a Embrapa está ofertando dois lotes, com cinquenta estacas de plantas básicas da cultivar. O valor é de 500 reais por lote. Os produtores podem adquirir apenas um lote, mas manifestam interesse em lotes remanescentes, caso haja.
A oferta será por ordem de recebimento das solicitações, até o esgotamento dos lotes. Os contemplados serão comunicados por e-mail a partir do dia 26 de outubro. Para mais informações, o prodtor pode entrar em contato com os telefones (53) 3275-8435 ou (53) 3275-8437.
- Semana é marcada pela baixa de preços em produtos vendidos na Ceasa
- DNA de planta selvagem ajuda a combater uma das principais doenças do trigo
Sobre a variedade
A cultivar de amora-preta BRS Ticuna se destaca pela produtividade, com frutas de tamanho grande e sabor ácido. Com recursos químicos ao processamento, é recomendado para a produção de geleias e chimias. O material foi desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético de Amora-Preta da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e deve ser lançado em breve.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)
Foto: Maria do Carmo Raseira