Preços do milho e da soja voltam a subir no mercado interno, de acordo com Cepea
Os preços do milho e da soja voltaram a subir no mercado interno no Brasil, segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Com relação ao milho, a demanda internacional pelo cereal brasileiro esteve mais aquecida ao longo da semana passada, cenário que elevou os preços nos portos e, consequentemente, no mercado interno. De acordo com o Cepea, o aumento da demanda externa está atrelado às preocupações com o conflito da Rússia e da Ucrânia, que poderia atrapalhar as exportações de grãos pelo Mar Negro.
- Custos de produção de frangos e suínos sobem em setembro, segundo a Embrapa
- Considerado combustível do futuro, Brasil tem grande potencial de produção do “hidrogênio verde”
Além disso, o aumento também se deve à colheita nos Estados Unidos, que ainda segue em ritmo inferior ao da temporada passada.
O valor da soja também voltou a subir no mercado interno na semanda passada. Pesquisadores do Cepea indicam que o motivo seria a chuva que afetou as principais áreas de cultivo da cultura no Brasil. Com isso, em regiões como o Paraná, por exemplo, alguns produtores precisarão inclusive fazer replantio.
- “Defendemos o setor produtivo e a liberdade sem corrupção”, diz Sindicato Rural de Cascavel
- Método barato analisa pesticidas na tilápia; Oeste do PR lidera produção nacional da espécie
Além disso, as valorizações nos contratos futuros externos também reforçaram o movimento de alta nos preços no Brasil. Neste caso, o avanço internacional esteve atrelado a estimativas indicando menor oferta de soja no Estados Unidos.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Cepea)