Pesquisa quer compreender fatores de risco para pragas bovinas
Uma pesquisa feita via questionário visa compreender fatores de risco para pragas bovinas. A partir desta quinta-feira (13), a Embrapa disponibiliza um questionário que tem o objetivo de entender melhor os fatores de risco para a ocorrência do carrapato-dos-bovinos e da Tristeza Parasitária Bovina nas propriedades rurais de todo o Brasil.
A Tristeza Parasitária é um dos principais problemas decorrentes da infestação pelo parasita e consiste em um complexo de doenças.
- Perdas nas lavouras de trigo podem chegar a 50% no Oeste por conta da chuva
- Menor oferta faz preço da mandioca chegar nas alturas
Conforme a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Baldo Gaspar, os resultados da pesquisa darão suporte a uma ferramenta para uso a campo que vai permitir a realização do diagnóstico da babesiose de forma precisa e rápida. “Vamos utilizar essas informações para o modelo de negócios do teste de diagnóstico da babesiose que estamos desenvolvendo, mas principalmente para conhecer a percepção dos técnicos e produtores rurais sobre a doença”, disse a pesquisadora.
O questionário busca compor um panorama sobre os problemas que o setor pecuário enfrenta em relação aos carrapatos e à Tristeza Parasitária Bovina. A enquete aborda itens como níveis de infestação, produtos, formas, frequência de controles e tratamentos realizados para o carrapato, maneiras de identificação, diagnóstico e notificação da TPB, dados gerais das propriedades, entre outras informações.
- Francisco Beltrão: parte da cidade está debaixo d’água e prejuízos são incontáveis
- Sobe número de municípios prejudicados pela chuva no PR; áreas rurais foram afetadas
A pesquisa é direcionada a produtores rurais e técnicos, como médicos veterinários ou outros profissionais que atuam diretamente no controle dessas pragas. Para acessar o questionário basta clicar AQUI.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)