Geadas causam as primeiras perdas do ano no campo
#souagro | O frio chegou e não pediu licença. As temperaturas despencaram consideravelmente nas últimas horas, com a sensação térmica reduzida, principalmente nos períodos noturnos. A agrometeorologista Reginaldo Ferreira explica porque sentimos mais frio nessa madrugada em comparação com a madrugada de domingo. “As paredes estavam mais geladas e também com a superfície mais fria, tivemos a formação de geada com mais facilidade”.
A geada já provocou prejuízos para produtores rurais das culturas de verão como milho e feijão, por exemplo. Porém, as culturas de inverno se beneficiaram. “Temos a possiblidade da entreda de mais duas frentes frias até o fim do mês. Com base na fotografia atual do tempo, há grandes possibilidades de chover entre sexta-feira e domingo, com as temperaturas caindo ainda mais, com o frio mais intenso do que o registrado até o momento”, destaca o agrometeorologista.
Veja o que diz o agrometeorologista Reginaldo Ferreira:
Alguns produtores rurais enviaram para o Sou Agro o registro dos danos provocados pela geada em suas propriedades. Em Catanduvas, um agricultor envio fotos mostrando os danos na lavoura de feijão, que vão obriga-lo a plantar aveia por cima da cultura de verão. E em Sede Alvorada, outro agricultor enviou imagens do milho com as folhas queimadas. Ele também já acena com a possibildade de derrubar a cultura e preparar o solo para o plantio do trigo.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)
Fotos: Agronautas do Sou Agro