Capacitação para operação de drones é concluída na Agrotec
Terminou nesta quarta-feira (19) o curso de Operação de Drones na Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária). O objetivo foi ensinar os alunos a operar e obter imagens aéreas com drones (aeronaves de asas rotativas remotamente pilotadas), com planejamento de voo em acordo com a legislação vigente e com as boas práticas de segurança. A parceria entre a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Sindicato Rural de Cascavel e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) é fundamental para o homem do campo e traz diversos benefícios.
“Os cursos do Senar são muito importantes, porque existe uma defasagem no treinamento do pessoal do meio rural. A gente considera como a menina dos olhos do Sindicato, pois tem dado resultados magníficos. Sempre estamos procurando alguma coisa para melhorar e o Senar é uma alavanca para essas atividades. O bem estar da família e do produtor é o mais importante para nós”, destacou o diretor do Sindicato Rural e coordenador do Senar, Paulo Vallini.
A educação e a tecnologia andam juntas e levar essas duas possibilidades para a agricultura é adquirir qualidade de vida não só aos produtores rurais, mas para toda a sociedade. “É um curso introdutório na parte de agricultura de precisão, onde com a análise do drone, você pode passar para uma máquina e ela executar a campo tanto uma curva de nível ou uma taxa de pulverização variável. É tentar ajudar o produtor a economizar dinheiro, recursos e aperfeiçoar o dia a dia. Diminuir também o uso de agroquímicos na lavoura e fazer com que ele se mantenha na atividade usando a tecnologia para economizar”, explicou o instrutor, Arnaldo Antunes dos Santos Neto.
Para a engenheira agrícola e uma das alunas do curso, Denize Maria Grzegozewski, o treinamento será mais uma especialização na área, já que ela possui doutorado em sensoriamento remoto. “Está sendo bem mais difundida agora a utilização de drones e daí quando surgiu essa oportunidade eu fiquei curiosa. Para a minha profissão vai ser fundamental, estou gostando muito, já aprendi muita coisa e o legal do curso é que a gente vê na teoria e depois vai para a prática”.
Fonte e fotos: Secom