Para amenizar crise na suinocultura, governo do PR decide reduzir ICMS
#souagro| A crise na suinocultura tem gerado uma grande mobilização de entidades e produtores do setor. A alta no preço dos insumos tem dificultado a continuidade da produção e tem deixado os suinocultores no vermelho.
Depois da reunião desta terça-feira (7) entre o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir José Dariva e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, para debater eventuais soluções que amenizem a situação dos produtores. Dariva entregou o novo ofício em reforço às reivindicações, reiterando a necessidade de tomada de ação e de medidas que venham socorrer a atividade. Entre as ações apontadas estão a redução na alíquota de ICMS sobre as vendas interestaduais de suínos e a compra de carne suína para programas estaduais, como o da merenda escolar, como forma de aumentar o consumo no estado.
Nesta quarta-feira (8) Ortigara informou que o governo estadual trabalha para atender as demandas da categoria e que a primeira decisão é reduzir o ICMS nas exportações interestaduais de suínos vivos de 12 para 6%, o decreto deve ser publicado na próximas horas: “Nós estamos dizendo que conhecemos a profundidade da crise da suinocultura especialmente dos produtores independentes. Estamos aqui no Palácio Iguaçu inclusive decidindo nesse momento reduzir o ICMS nas exportações de suínos vivos, que é uma forma da gente dar uma equilibrada no mercado. Trabalhamos também com a ideia de lá na frente ampliar a compra do governo para alimentação escolar, nós temos um 1,1 milhão de refeições por dia e se a gente puder inserir a carne suína como mais uma proteína na alimentação escolar, ajudará muito o mercado especialmente dos nossos pequenos frigoríficos dos produtores independentes. Fica a nossa solidariedade dizendo que tudo faremos para que esse desajuste entre custo e preços logo seja superado torcendo pra que não tenhamos nenhum problema com a nossa grande safra de milho que está a campo”, disse o secretário.
ASSISTA O VÍDEO:
- “A expectativa é que a liberação saia ainda esta semana”, diz Guilherme Bastos sobre Plano Safra
- Crise na suinocultura: APS reitera pedido de apoio ao Governo do Paraná
Ao portal Sou Agro, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso, falou sobre a preocupação com o setor: “Extremamente delicada essa situação da suinocultura. Principalmente a suinocultura paranaense, em especial aqui do Oeste, porque nós temos os maior VBP baseado na suinocultura. E onde nós estamos passando por um momento extremamente delicado porque nós vemos aqui principalmente, os independentes numa condição muito desfavorável com todos os intempéries que aconteceram nas últimas três safras, vieram somando com guerra, com pandemia, com uma série de coisas, mercado internacional, fechamento de unidades de frigoríficas. Isso tudo fez com que aquele produtor de suíno que era independente ele hoje está descapitalizado, sem recurso para pagar os seus custos, seus investimentos e não tem para quem entregar o seu produto. Esse é o grande problema”, disse o presidente.
Orso diz que é preciso criar políticas públicas para auxiliar os suinocultores neste momento tão complicado de crise: “O que nós precisamos na verdade são políticas públicas que venham salvar aqueles produtores que estão e fizeram ao longo da sua vida todo o investimento nesse setor. Extremamente importante o setor para agropecuária e para o país. Mas nós estamos vivendo ou vivenciando um momento ímpar pra esses produtores. Primeiro mesmo aqueles das cooperativas ou do associativismo ou aqueles grupos tem que ser fortalecidos, tem que achar uma forma de que eles consigam passar por esse momento muito delicado. Porque senão eles não vão conseguir sobreviver e muitos estarão praticamente fadado à falência, a perder seus bens e isso é o que nós não queremos. Nós precisamos de política pública que não seja só paliativa e sim que ela venha corrigir de uma forma coerente, sensata, mas que dê oportunidade pra que eles possam continuar. Ou integrando ele nos sistemas cooperativos ou integrando eles em algum outro sistema ou enfim trazendo uma uma condição para que esse pessoal consiga respirar, que ele consiga continuar com a sua atividade”, disse Paulo.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette informou que também acompanha de perto a crise enfrentada pelos suinocultores: “Temos uma comissão de suinocultura na Federação com o nosso critério, cada setor tem uma comissão dirigido e formado por produtores da atividade onde eles fazem. Nós estamos apoiando encaminhamos o documento, conversando com o governo do estado, mas na verdade hoje os custos estão altos, quebra de safra, de milho e o mercado internacional tá comprando. Então, o que nós podíamos fazer a nível global, a questão de sanidade que hoje nós temos. Então, nós vemos aqui cooperativas do Oeste do Paraná mandando suíno da Ásia, pro Japão e internamente nós temos essa atenção que estão brigando com o Governo no sentido de criar políticas para o produtor. E isso mostra claramente a necessidade nossa também de cada vez mais nos profissionalizar na propriedade, porque tem momentos bons e tem momentos ruins, então você tem que está preparado pra todas para toda situação que você vive no dia a dia. Então estamos dando apoio, pedindo pra bancada a nível de Brasília também para criar instrumento para ajudar a suinocultura. Agora, tenho certeza que através da união que nós vamos conseguir vencer as barreiras”, detalhou Ágide.
(Débora Damasceno com Sirlei Benetti/Sou Agro)
(Foto: Banco de imagens)