Pequenos produtores são homenageados com criação gastronômica
#souagro| “Capiduba”, este é o nome do sanduíche que foi criado especialmente para os produtores locais de Cascavel, no Oeste paranaense. Todos os ingredientes são regionais e adquiridos junto a pequenos produtores da agricultura familiar e, como não poderia faltar a forte influência do Sul, o Capiduba é feito na brasa.
Idealizado pela empreendedora cascavelense, Ivy Anevao, e desenvolvido pela gastrônoma, Carol Araldi, a composição da receita é pão baguete, recheado de salame e queijo coloniais, salada campeira, barbecue de melado colonial, maionese verde e rúcula. O sanduíche foi desenvolvido em uma parceria da gastrônoma com o Capivara Move, feira que acontece neste sábado (04), em Cascavel, ocasião onde o público terá oportunidade de conhecer e experimentar a criação gastronômica.
- Aumento dos casos de raiva geram preocupação no RS
- Operação Ágata: 1.000 litros de agrotóxicos ilegais são apreendidos no Paraná
A ideia é valorizar a forte influência dos produtores do campo, na mesa. Afinal quem da região oeste, nunca comeu um delicioso pão com salame e queijo?
O Capivara Move promove feiras culturais com o objetivo de impulsionar e valorizar o trabalho de pequenos empreendedores locais, dentre eles a agricultura familiar. A ideia do sanduíche partiu da coordenadora do evento, Ivy Anevao, que conta que essa produção carrega várias referências pessoais. “A gente comia o queijo da Dona Neusa com pão e salame lá em casa, e sempre falávamos que seria muito legal levar esse sabor do interior para outras pessoas e valorizar os ingredientes produzidos pelos agricultores locais, mas eu sabia que eu nunca iria para a cozinha fazer o lanche. Quando a Carol, que é cozinheira, veio fazer parte do Capivara Move eu pensei que era a oportunidade perfeita de desenvolver o lanche”, conta.
A gastrônoma, Carol Araldi, diz que ficou muito feliz com o convite para ser cocriadora do sanduíche, pois trabalha diariamente com o objetivo de transformar a vida das pessoas através da alimentação: “É uma honra conhecer a origem do ingrediente, a história da pessoa, ou da família, que produz, planta e prepara e o caminho que a matéria-prima percorreu até chegar dentro do Capiduba. Esse lanche é uma forma que encontramos de homenagear a agricultura familiar e os pequenos produtores que alimentam a nossa região”, explica.
Quem quiser conhecer o Capiduba pode ir até a feira Capivara Move, que será realizada a partir das 14h, neste sábado dia 04 de junho no Parque Tarquínio, com entrada pelo Portal Sul, que fica na Rua Sete de Setembro, 3123, centro de Cascavel. O evento terá exposição de marcas locais, apresentações musicais e uma ampla praça de alimentação. A entrada é gratuita.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Assessoria)