frango

Paraná continua líder nas exportações de frango

Débora Damasceno
Débora Damasceno
frango

#souagro| O Paraná continua liderando as exportações de carne de frango em 2022. Nos primeiros quatro meses do ano, o aumento foi de 8,41%, índice inferior ao alcançado pelos dois estados vizinhos, Santa Catarina e São Paulo, com aumentos de, respectivamente, 8,50% e 34,43%.

Esses 8,41% de volume adicional exportado pelo Paraná no período corresponderam a quase 50 mil toneladas a mais que nos quatro primeiros meses do ano passado. E esse volume representou cerca de 42% do adicional registrado pelo Brasil no período – pouco mais de 118 mil toneladas ao todo. Outras contribuições, também expressivas mas em menor volume, vieram de Santa Catarina (26,3 mil toneladas a mais), São Paulo (20,6 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (20,1 mil toneladas).

 

frango

 

Mesmo sendo o primeiro em exportações, o incremento paranaense também ficou abaixo dos registrados, por exemplo, pela Bahia (+179%), Espírito Santo (+59%) ou, mesmo, Maranhão e Alagoas, ambos com aumento de volume superior a 40%. Pois, mesmo assim, o Paraná foi a Unidade Federativa brasileira que mais contribuiu para o aumento de 8,51% obtido nas exportações brasileiras de carne de frango no quadrimestre inicial de 2022.

No período, um terço das UFs exportadoras (sete entre 21) registrou queda no volume exportado. Mas os retrocessos mais expressivos ocorreram no Centro-Oeste, entre os estados de Mato Grosso (-21,37%) e Goiás (-12,67%). Em conjunto, os dois estados deixaram de exportar quase 15 mil toneladas de carne de frango, desempenho que fez a Região encerrar o quadrimestre com uma queda anual de volume de 3,29%.

 

Ainda assim, o Centro-Oeste – com 10,61% do total – manteve-se como a segunda principal Região exportadora de carne de frango do Brasil, atrás apenas da Região Sul (praticamente 80% do total) e à frente do Sudeste (9,32% do total).Norte e Nordeste, em conjunto, responderam por menos de meio por cento do total exportado.

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas