Frio intenso no Paraná e sensação térmica é de 0°C
#souagro| O frio se intensificou de terça (17) para quarta-feira (18) em várias cidades do Paraná, especialmente nas regiões sul e sudoeste, na divisa com Santa Catarina.
Por volta das 23h de ontem, os termômetros já registravam 6°C no Oeste paranaense com sensação térmica de 2°C. Em Guarapuava, a sensação de frio era ainda maior, 0°C, com temperatura de 4,9°C no mesmo horário.
Em Palmas, onde ontem a tarde inclusive teve registro de precipitação de flocos de neve misturada com chuva congelada. A sensação térmica era de 0°C por volta das 23h com termômetro registrando 4,9°C.
- Saiba o impacto que o ciclone pode causar no sul do Brasil
- Quase R$ 1 bilhão será liberado para o seguro rural
Na manhã desta quarta-feira o amanhecer foi bem gelado, com registros de sensação térmica abaixo de 0°C. É o caso de Palmas e General Carneiro onde a sensação de frio as 6 horas da manhã era de 1 grau negativo. Nos termômetros o registro foi de 4º e 4.6º, respectivamente.
Veja quais as temperaturas registradas pelo Simepar em outras cidades do Paraná as 6 horas da manhã desta quarta-feira (18)
– Guarapuava: 4.5º com sensação térmica de 0º
– Cascavel : 5.7º com sensação térmica de 1º
– Ponta Grossa: 4.2º com sensação térmica de 0º
– Maringá: 6.5º com sensação térmica de 4º
– Londrina: 6.8º com sensação térmica de 4º
– Curitiba: 6.4º com sensação térmica de 2º
– Foz do Iguaçu: 8.9º com sensação térmica de 8º
– Palotina: 9.7º com sensação térmica de 7º
– Toledo: 8.6º com sensação térmica de 6º
– Campo Mourão: 6.3º com sensação térmica de 3º
– Umuarama: 7º com sensação térmica de 5º
– Marechal Cândido Rondon: 8º com sensação térmica de 4º
GEADA
Já sobre as geadas, as condições para a formação ainda dependem muito dos ventos, mas, não se descarta a ocorrência principalmente em regiões de vales. Aliás, o vento mais “gelado” ainda pode causar intensa sensação de frio na metade sul do Estado e segue com chance de ocorrência de geada negra.
Em boa parte do Paraná, como no Oeste e Sudoeste, o céu amanheceu nublado, o que diminui e muito a possibilidade de formação de geada.
- Onda de frio: saiba as verdades e mentiras que estão contando
- Agricultor deve redobrar atenção na compra de fertilizantes
E AMANHÃ?
Para esta quinta-feira (18), as condições do tempo no Paraná seguem sendo influenciadas pela massa de ar polar que atua sobre o Sul do País. Teremos mais um dia de tempo estável e com amanhecer gelado em todas as regiões. No decorrer do dia, as temperaturas apresentam uma pequena elevação em relação a hoje.
(Débora Damasceno e Sirlei Benetti/Sou Agro com Simepar)
(Foto: Valdelino Pontes)