Domingo é dia de pesca no lago
Tilápia, traíra, bagre, tambaqui, piauçu. Essas são algumas das espécies que estarão à disposição dos “pescadores” inscritos na Pesca no Lago 2022, que acontece neste domingo, das 7h às 17h.
Até o momento, quase 8 mil toneladas de alimentos já foram arrecadados para atender às famílias carentes cadastradas pelo Provopar. O Provopar premiará os maiores peixes fisgados de cada espécie. O objetivo também será catalogar as espécies que existem no Lago Municipal e fomentar o banco de dados da secretaria.
“Todo peixe poderá ser levado para casa. Não será permitida a venda dos pescados, apenas para consumo próprio”, alertou o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Martins Lima.
“Após dois anos de suspensão dos eventos por causa da pandemia da Covid-19, o Município de Cascavel, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o apoio do Prefeito Paranhos, teremos no próximo domingo um dia de alegria, mas ao mesmo tempo de muita concentração para levar esse alimento saudável e que rende um cardápio para toda família”, enfatizou Ailton.
“Quero, em nome da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, agradecer a todos os apoiadores desse evento: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias do Município e ao Prefeito Paranhos pelo incentivo ao momento que teremos de encontro das famílias com essa biodiversidade do Parque Ambiental Paulo Gorski, onde o Lago Municipal é uma das atrações e cartão-postal de nossa cidade”, enalteceu o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.
Proibições
Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas, instalação de barracas, carretilhas, mini-churrasqueiras durante o evento.
Recomenda-se levar sacolas para depositar o lixo produzido pelo consumo de algum lanche individual. Para manter o Parque Ambiental Paulo Gorski limpo, orientamos armazenar o lixo produzido em frente aos seus imóveis, os quais serão recolhidos pelo serviço de limpeza urbana do Município.
- Trator Solidário: tecnologia John Deere ao alcance da agricultura familiar
- Turismo rural paranaense ganha cada vez mais espaço
O que está liberado na pescaria?
Varas de todos os tamanhos, inclusive com os chamados molinetes. Baldes, caixas térmicas para o armazenamento dos peixes fisgados.
Não se trata de pesca esportiva, e sim ambiente de descontração e levar o alimento rico em ômega 3 para saborear em casa. A harmonia entre os participantes deve estar no roteiro.
Equipes do Município e de apoiadores do evento estarão auxiliando com as orientações durante a pescaria.
Todos os alimentos arrecadados serão destinados as 6 mil famílias do município cadastradas no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).
Foto: Sílvia Soluszynski/Secom