enxurrada

Enxurrada arrasta animais, pontes e equipamentos

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
enxurrada

 

#souagro | As chuvas vieram com tudo, não só no Paraná, mas em outros estados do sul. Na cidade de Crissiumal (RS), por exemplo, uma enxurrada arrastou animais, pontes e equipamentos de uma propriedade rural. Durante a madrugada, a chuva forte provocou acúmulos entre 150mm e 200mm e, alguns pontos. Foram pancada curtas, mas o suficiente para gerar vários estragos.

A água invadiu dezenas de casas, principalmente em regiões mais baixas da cidade, danificando móveis e provocando muito acúmulo de sujeira. Rios e riachos subiram de nível rapidamente. Pontes e pontilhões não suportaram a força da água e foram arrastados, o mesmo ocorreu com animais e equipamentos.

Estradas plantações também sofreram com a ação do clima nesta segunda-feira. A Prefeitura de Crissiumal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, pede aos agricultores e motoristas, cuidado redobrado nas estradas rurais. Na ERS 305, em Alto Crissiumal, um desabamento de terras deixou o percurso perigoso, principalmente no que diz respeito ao tráfego de caminhões.

Em Cabeceira do São Vicente e Lajeado Crissiumal, a enxurrada arrastou animais. Sete vacas da família Gregory arrastadas pelo Riacho São Vicente. Elas foram encontradas mortas em uma região de mata ao lado do riacho, no fim da manhã desta segunda-feira. As vacas eram a principal fonte de renda da família, que está desolada.

 

 

Uma vaca continua desaparecida. Na propriedade da família Specht, em Lajeado Crissiumal, também há animais desaparecidos. Já em Lajeado Teimoso, um quiosque foi destruído e um carro e uma moto arrastados pela água.

De ontem para hoje, choveu o equivalente a 120 milímetros em Santa Maria, cerca de 80% a mais que a média histórica do mês de abril. De acordo com o meteorologista Vagner Anabor, há uma tendência de chuvas mais fortes no segundo semestre, causando tempestades e fortes ventos. “Esse cenário demanda muita cautela, pois serão chuvas concentradas, eventos muitos intensos em um curto período. Isso não é favorável para o desenvolvimento da atividade agrícola e nem pecuária. O ideal são chuvas esparsas que vão ocorrendo gradualmente ao longo do período”, descreve o meteorologista.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Guia Crissiumal)

 

Foto: Luiz Wehrmeier

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas