Cooperativismo do oeste impressiona o Itamaraty
#souagro | O ministro diplomata do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), João Carlos Parkinson de Castro, esteve nesta semana na região oeste do Paraná para conhecer de perto a realidade das cooperativas da região e ficou impressionado. O encontro ocorreu na Frimesa, em Medianeira.
O representante do Itamaraty participou da apresentação da central e do sistema cooperativista do Paraná, a fim de estabelecer relações institucionais. No período da tarde, uma reunião mobilizou líderes do cooperativismo do oeste paranaense e do agronegócio nacional, com o tema focado nas exportações.
- Paraguai encerra a pior safra de soja da história
- Líder global de alimentos vai fabricar fertilizantes no Brasil
No encontro, os participantes chegaram a um entendimento quando a possibilidade de levar o exemplo das cooperativas do oeste do Paraná a outros estados, entre os quais o Mato Grosso do Sul. Outros assuntos debatidos envolveram a produção em escala, projetos de intercooperação envolvendo o Brasil e países vizinhos, os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e os estudos de viabilidade econômica para a exportação de grãos brasileiros por intermédio do corredor bioceânico.
Os encontros contou com a participação do diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, do diretor-executivo, Elias José Zydek, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla , o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, o diretor-presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o diretor-presidente da Primato, Anderson Sabadin, o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Danilo Vendrusculo.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Frimesa)