Plantio direto de hortaliças é garantia de solo conservado
Um dos recursos mais preciosos que o agricultor tem em sua propriedade está ganhando um novo aliado que está sendo demonstrado na área de Olericultura do IDR-PR no Show Rural. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) tem demonstrado resultados positivos nas pesquisas de campo feitas pelos técnicos extensionistas.
Os produtores que visitarem o espaço poderão conhecer o sistema e as principais plantas de cobertura que podem ser utilizadas.
“A conservação do solo tem um grande impacto com este sistema, ao contrário do que acontece no sistema tradicional que deixa o solo exposto cada vez que um novo canteiro é feito. No plantio direto, o solo permanece intacto e protegido, proporcionando mais conforto e produtividade para a planta”, garante Erivan Marreiros, extensionista do IDR-PR.
- Milhares de produtores acionaram seguro por conta da seca
- Com 34% de colheita, milho sofre reflexos da seca no RS
Implantação
O primeiro ponto a ser observado pelo produtor que quiser adotar o procedimento é a separação de uma área para o cultivo das plantas de cobertura: “As mais indicadas são o milheto, para o verão, e a aveia, para o inverno. Elas têm o crescimento ideal de até 70 dias para a produção da palhada e, aí sim, fazer a transição para o SPDH. A recomendação é que a ocupação da área seja feita de forma escalonada”, indica Marreiros.
- Para garantir safra, produtores lutam contra cigarrinha do milho
- Aprosoja é contrária a taxação em produtos do Agro
Novidade
As novidades não param por aí, além do plantio direto de hortaliças, Marreiros alerta os produtores para conhecerem o sistema de plantio vertical de mini-abóboras, vagens e pepinos; além da tradicional estufa onde estarão expostos tomate, pimentão, morango semi-hidropônico, ervas e temperos.
(FONTE: Assessoria Show Rural)