Cascavel sedia Simpósio Paranaense de Energia Solar
O custo elevado da energia elétrica e a ameaça ao fim do subsídio no meio rural, tem levado a sociedade a realizar uma série de eventos voltados à difusão de energias alternativas. Pensando nisso, a AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) e o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), realizam na tarde dos dias 1º e 2 de dezembro, o Simpósio Paranaense de Energia Solar, com a participação de importantes parceiros, entre os quais Confea, Itaipu, Mútua, FAG, Univel e Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel).
No primeiro dia, o evento terá sua abertura às 14h30. Em seguida, está programada a palestra do Renova Paraná – Política pública de incentivo à energia fotovoltaica. Na sequência, serão abordadas as formas de financiamento de estruturas fotovoltaicas e para encerrar, o tema as cooperativas de energia solar – desafio e tendência da energia fotovoltaica.
No dia 2, as palestras vão envolver a Qualidade em projetos fotovoltaicos – necessidades básicas; Tendências e novidade para o setor fotovoltaico e Soluções para o mercado fotovoltaico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agroinformativo.com
Para o presidente da AREAC, engenheiro agrônomo Cesar Veronese, o simpósio é uma oportunidade ímpar para que os diversos segmentos da sociedade saibam um pouco mais sobre essa opção de geração de energia sustentável. “A energia solar abre uma série de horizontes para o campo e a cidade, reduzindo de maneira significativa os custos”, entende Veronese.
Para o gerente do CREA-PR regional Cascavel, engenheiro civil Geraldo Canci, a energia solar é uma energia limpa e ambientalmente correta. “Não polui e tem um custo-benefício que precisa ser levado em conta”. A energia solar é o caminho. “Hoje, a energia elétrica é responsável por um percentual considerável do custo de produção no campo e a energia solar é uma alternativa interessante”.
- Doença contagiosa é encontrada em aves apreendidas no PR
- Censo de onças-pintadas mostra recuperação da espécie
A implantação da estrutura e instalação em coberturas, requer o acompanhamento de uma empresa registrada junto ao CREA-PR. A emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) também faz parte do procedimento legal.
(V10 Comunicação/Imprensa AREAC)