Rússia anuncia retomada de acordo para exportação de grãos da Ucrânia
A Rússia anunciou nesta quarta-feira (02) que retomará sua participação no acordo que libera as exportações de grãos da Ucrânia. Moscou anunciou a reversão depois de a Turquia e as Nações Unidas ajudarem a manter o fluxo de grãos ucranianos por vários dias, sem participação russa nas inspeções.
O Ministério da Defesa da Rússia justificou a retomada do acordo dizendo que recebeu garantias de Kiev (capital da Ucrânia) de que o corredor de que o corredor de grãos od Mar Negro não será usado para operações militares contra a Rússia.
- Tudo ilegal: Mapa apreende 100 toneladas de ingredientes para alimentação animal
- Chuvas acima da média: situação de emergência é reconhecida em cidades do Oeste e Sudoeste PR
“A Federação Russa considera que as garantias recebidas no momento parecem suficientes e retoma a implementação do acordo”, disse o comunicado do ministério russo.
O acordo para exportação de grãos foi firmado há aproximadamente três meses e deixou para trás a possibilidade de uma crise mundial de alimentos ao suspender o bloqueio russo à Ucrânia, que é um dos maiores fornecedores do mundo.
- Paraná mantém liderança na exportação brasileira de tilápias
- Temperaturas abaixo dos 10°C marcam o feriado no PR
A Rússia suspendeu seu envolvimento no acordo no sábado, dizendo não poder garantir a segurança dos navios civis que cruzam o Mar Negro após um ataque à sua frota. A ideia de que o acordo poderia terminar nesta semana levantou novamente a possibilidade de fome global e fez com que o preço dos suprimentos aumentasse.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Brasil de Notícias)
Foto: REUTERS