Plantio da soja chega a 33% no PR e excesso de umidade preocupa
O plantio da soja chegou a 33% da área prevista em todo o Paraná e existe preocupação por conta do excesso de umidade. O boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) destaca que 64% dos grãos estão em desenvolvimento vegetativo no estado e 36% em germinação. Por enquanto, não há uma avaliação total dos prejuízos com a chuva, mas toda água que caiu no estado pode afetar sim o desenvolvimento do grão.
Confira como está o andamento das safras no Paraná:
- Carne de frango brasileira deve bater novo recorde de exportações
- Confusões climáticas, será que a La Niña tem culpa nisso?
Na região Oeste do PR, as culturas de verão como soja, milho e feijão enfrentam dificuldades na emergência e lentidão no desenvolvimento. Os produtores aproveitaram o curto período sem chuva para dar seguimento no trabalho de controle de ervas daninhas. Os agricultores fizeram grandes investimentos para esta safra e têm expectativas de atingir boas produtividades.
Na região Sudoeste do PR, uma das mais atingidas pela umidade por conta da chuva, apesar de estar dentro do zoneamento agroclimático, o plantio de soja avança lentamente e está atrasado. O atraso tem prejudicado a programação do produtor e deve ter reflexos na tomada de decisão sobre o que plantar na segunda safra. Segundo boletim, o plantio feito até agora foi aproveitando as brechas do clima sem conseguir finalizar.
- Com risco de chocolate ter fragmentos de vidro, empresa anuncia recolhimento do produto
- Chuva acima da média diminui oferta de frutas e hortaliças e preços sobem
Em vários pontos da região tem-se registrado alagamentos de rios, riachos e problemas decorrentes de erosão de solos. Estes últimos são ainda mais acentuados na área que já foi plantada e trazem mais prejuízos aos
produtores. Além disso, várias famílias/comunidades estão isoladas, pois muitos trechos de estradas rurais ficaram intransitáveis.
A previsão é de que esta semana ainda seja chuvosa no estado e o tempo continue atrapalhando o restante do plantio do grão.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Deral)