Paraná permanece em alerta por conta da chuva, áreas rurais foram muito afetadas
#souagro| Ao longo de toda essa semana, temos acompanhado que a chuva acima da média têm causado estragos incalculáveis no Paraná. As regiões Oeste e Sudoeste foram as mais afetadas, inclusive em muitas áreas rurais, com perdas de trigo e soja, mas os prejuízos ainda serão contabilizados.
O novo boletim da Defesa Civil sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, aponta que chega a 8.366 o número de pessoas afetadas pelo aumento do nível dos rios em 31 cidades, além de 1.237 desalojados e 131 pessoas desabrigadas. A Defesa Civil Estadual reforça que as áreas que vão do Oeste ao Litoral, na faixa Sul, ainda têm risco moderado de eventos climáticos intensos (alerta amarelo).
- Chuva perde força, mas alerta se mantém no PR; prejuízos nas lavouras ainda serão contabilizados
- Alagamentos e deslizamentos na área rural dificultam trabalhos da Copel no Sudoeste do PR
Na quinta-feira (13) ainda ocorreram chuvas pontuais no Sudoeste e Centro-Sul (Francisco Beltrão registrou 7,6 mm; Pato Branco, 23,6 mm; Planalto, 12,6 mm; Laranjeiras do Sul, 39 mm; e Guarapuava, 43 mm), mas nesta sexta o tempo está estável na região.
Nesta sexta-feira (14) de acordo com o Simepar o tempo permanece bastante instável no Paraná. As chuvas ocorrem em vários setores e entre a região central e o Noroeste as instabilidades estão acompanhadas por descargas. Ao longo da madrugada choveu entre 10 e 20 mm no Centro-Sul e na região de União da Vitória e Lapa. E a previsão é de bastante chuva para as próximas horas nessa faixa, com previsão de até 100 mm em Guaratuba no acumulado dos próximos dias.
- Perdas nas lavouras de trigo podem chegar a 50% no Oeste por conta da chuva
- Diversificar culturas é alternativa para melhores resultados nas propriedades
Nesta quinta foi confirmada a primeira morte envolvendo as chuvas. O Corpo de Bombeiros de Pato Branco encontrou o corpo de uma das duas crianças desaparecidas na cidade, de sete anos. Ela estava próxima ao incidente, onde o carro ficou preso em uma enxurrada, na área rural do município. As buscas continuam para encontrar a outra criança, de menos de um ano de idade.
O Governo do Estado já enviou ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste e trabalha ao lado das prefeituras para minimizar os impactos para a população. Nesta sexta também terá início uma campanha de doação de kits de higiene e material de limpeza para as famílias impactadas pelos estragos. Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária no Sudoeste. Confira AQUI os endereços.
(Débora Damasceno/Sou Agro com AEN)
Foto: AEN)