Frango é destaque na exportação de proteína animal do PR
O frango é destaque na exportação de proteína animal do Paraná e lidera a lista, com 85,97% das exportações do setor por aqui. As proteínas animais respondem por 22% do total do agronegócio que é mandado para fora do país, seguido de suíno, com 10,42%, carne bovina, com 2,73%, e outros produtos, com 0,88%.
A China também é o principal país comprador das proteínas, depois vem Emirados Árabes Unidos e Japão. Do que o Paraná exporta, 42% são do complexo soja, 22% são proteínas animas, 20,9% são do setor de madeiras, 6,1% são do complexo sucroalcooleiro e 9% de outros produtos.
- Plantio da soja chega a 33% no PR e excesso de umidade preocupa
- Carne de frango brasileira deve bater novo recorde de exportações
Outros produtos também se destacam na nossa exportação. Os principais compradores dos produtos florestais paranaenses são, pela ordem, Estados Unidos, China e México. Nesse segmento, que representa 20,9% do total exportado em agronegócio, a madeira corresponde a 62,09%, celulose participa com 19,21% e o papel, com 18,69%.
A seguir vem o complexo sucroalcooleiro, com participação de 6,1% na grade exportadora do agronegócio paranaense. No complexo, o açúcar de cana lidera com 96,18%, seguido de álcool, com 3,07%, e demais açúcares, com 0,74%. Argélia, Iraque e Suíça são os principais mercados.
- Confusões climáticas, será que a La Niña tem culpa nisso?
- Com risco de chocolate ter fragmentos de vidro, empresa anuncia recolhimento do produto
Entre os 9% de outros produtos que fazem parte da pauta de exportações do agronegócio do Estado, desponta o café, vendido principalmente para Estados Unidos, Rússia e Japão. O café solúvel ocupa 81,44% dentro desse ramo; outros 14,77% são de café verde; os extratos, essências e concentrados correspondem a 3,05%, enquanto o café torrado soma 0,73%.
Importação
O Paraná também importou produtos do agronegócio em 2021. Entre os US$ 2,18 bilhões gastos pelo Estado em importações de 89 países, o maior volume foi com adubos e fertilizantes. O Estado é o terceiro colocado em compras realizadas pelo Brasil no setor agro, com participação de 14,09%.
- Contrabando de vinho continua preocupante no Paraná
- Baixa oferta de mandioca afeta atividade industrial
O Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio do Paraná é uma publicação de periodicidade anual, produzida pelos residentes técnicos do Deral, com o objetivo de explorar temas correlatos à exportação e importação das principais culturas e atividades agropecuárias paranaenses.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com AEN)
Foto: Ari Dias/AEN