cascos

Cuidados com cascos melhoram bem-estar e produtividade dos animais

Débora Damasceno
Débora Damasceno
cascos

#souagro|A manutenção dos cascos de cavalos e boi contribui para o bem-estar animal e a melhoria na produtividade em propriedades rurais.

Por conta disso, a capacitação da mão de obra que lida diretamente com os animais, é muito importante. Como por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que em parceria com os Sindicatos Rurais, oferta três cursos relacionados ao casqueamento.

 

Como foco em Casqueamento; Casqueamento e ferrageamento de equídeos e Casqueamento preventivo de bovinos. A iniciativa aborda conteúdos teóricos e a prática.

0

Em Itiquira, no primeiro semestre deste ano foram realizados treinamentos de casqueamento de bovinos e de equídeos. Segundo o mobilizador do Sindicato Rural, Elvis Pedroso, o curso ensina o modo correto de manejo da atividade. “Às vezes, o produtor não alcança o resultado esperado porque realiza a função de forma errada. Com o curso eles têm a oportunidade de corrigir as falhas”.

Os cascos são uma estrutura fundamental para os equídeos, pois são a base de sustentação de seu peso, influenciando diretamente na saúde e locomoção desses animais. A execução correta do casqueamento e do ferrageamento é importantíssima para a saúde dos cascos. O casqueamento empregado como forma de tratamento e/ou manutenção garante o bom desempenho do trabalho no campo.

Nos cursos são ensinadas a anatomia dos cascos, função e finalidade do casqueamento, ferramentas necessárias, métodos de casqueamento, entre outros.

 

Para saber se no seu estado há turmas e vagas disponíveis, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município.

(Débora Damasceno/Sou Agro com CNA)

(Foto: CNA)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas