Com agronegócio dominante, Bolsonaro foi o mais votado no Sul do Brasil
#souagro| A escolha do presidente da república foi adiada para 30 de outubro. Com a finalização do resultado que terminou com segundo turno entre Bolsonaro e Lula, esta foi uma das eleições mais acirradas da história política do Brasil, mas não no Sul do país.
Em uma das regiões onde o agronegócio é dominante, Bolsonaro foi o candidato à presidência mais votados nos três estado do Sul. No Paraná por exemplo, o atual presidente teve 55, 26% da votação para ser reeleito contra 35,99% de Lula. Ou seja, no Paraná, Bolsonaro estaria eleito em 1º turno.
- Em segundo turno, Bolsonaro e Lula vão disputar à presidência do Brasil
- Três pessoas são presas por desmatamento ilegal no Paraná
O mesmo acontece em Santa Catarina, onde a votação para Bolsonaro foi ainda mais expressiva, com 62,21% dos votos válidos, contra 29, 54% da votação de Lula. No estado catarinense, o atual presidente também estaria reeleito.
- Que tal sair do óbvio e fazer receitas bem diferentes usando a mandioca?
- Cuidados com o solo melhoram produtividade da soja
No Rio Grande do Sul, a porcentagem para Bolsonaro foi um pouco menor que nos outros dois estados do Sul, mesmo assim, Bolsonaro ficou em 1° lugar com 48, 89% dos votos contra 42,28% de Lula.
A maioria dos defensores do agronegócio demonstram publicamente que estão com representantes que defendem o agro e lutam para o crescimento do setor.
- Saiba como foi a semana de preços dos produtos vendidos na Ceasa
- Plantio direto pode aumentar eficiência do uso de água nas lavouras
Com resultado da eleição de domingo, Lula obteve 48,43% dos votos, e Bolsonaro, 43,2%. Agora os dois candidatos disputam o segundo turno no próximo dia 30.
Você pode conferir a proposta de governo completa de Bolsonaro para o próximo mandato, clicando AQUI. Já a proposta completa de Lula você confere AQUI.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Dados do TSE)
(Foto: EVARISTO SA / AFP)