Foto: Divulgação

Chuva acima da média gera preocupação nas lavouras paranaenses

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Divulgação

#souagro| A primavera começou oficialmente em 22 de setembro, mas pouco vimos do clima que se espera para a estação. Nos últimos dias no Sul do Brasil e principalmente no Paraná, a chuva não tem dado trégua. Com breves estiagens de apenas um dia, a chuvarada parece não querer ir embora. Inclusive os acumulados do últimos dias surpreendem.

“Muita, muita chuva mesmo. Algumas regiões do Oeste do Paraná já chegaram a ter quase 2 mil milímetros de precipitação somente nesse ano. Essa quantidade de água, na verdade, é muito elevada. Essa quantidade de regiões, por exemplo, como o Amazonas, é muita água. A média para a nossa região é de 1500 a 1600 milímetros. E lembrando de nossa idade que perdemos soja no começo do ano por falta de água, tivemos em uma seca relativamente muito grande quantidade de chuva que tem precipitado nos últimos dias é muito elevada”, explica Reginaldo Ferreira, agrometeorologista.

 

VEJA O VÍDEO:

 

 

Toda essa instabilidade climática é complicada principalmente para o produtor rural que tem uma empresa a céu aberto e depende da previsão do tempo para o desenvolvimento das culturas. Mas segundo Reginaldo, no ano passado uma situação parecida já havia sido registrada.

“No ano passado, não foi muito diferente. Outubro do ano passado, choveram cerca de quase 600 milímetros. Então, se a gente verificar o que caiu de água nos últimos 30 dias, praticamente é semelhante ao que precipitou no mês de outubro. Mas o ano passado choveu apenas 1200 milímetros em todo o ano. Então, se nós já tivemos até agora quase 2 mil milímetros, então tivemos uma grande quantidade de água”, detalha.

 

CHUVA NA REGIÃO DE CASCAVEL

Mesmo outubro sendo um mês historicamente chuvoso em Cascavel, Oeste do estado. Segundo, o agrometeorologista, os números deste ano já se mostram acima da média, comparado com às projeções e resultados nos últimos dias.

Para se ter uma ideia em outubro do ano passado choveu pouco mais de 1514, 4 milímetros durante todo mês. Já agora, em 10 dias do mês, o acumulados já são de 1364,2 em Cascavel, sendo que a média esperada para o mês é de aproximadamente 1800 milímetros, os dados já mostram chuvas muito acima da média esperada para o período.

“Esses três anos consecutivos de La Niña causou esse desequilíbrio em relação às chuvas e temperaturas. Quando chove, chove em grande quantidade em um curto período e quando tem dias secos, são grandes quantidades de dias sem chuva. Ou seja, chuva muito concentrada e tempo seco muito estendido o que está totalmente fora da normalidade”, explica Reginaldo.

 

CHUVA É SEMPRE BOA, MAS ACIMA DA MÉDIA PREOCUPA

Mesmo que a chuva é sempre considerada boa para a agricultura, quando ela vem em excesso também causa preocupação.

“A chuva, na verdade, é sempre é motivo de trazer satisfação e, principalmente, alegria para o produtor rural. É claro que é muito difícil nesse momento para alguns que gostariam de plantar e não pode, porque o solo está muito úmido, ou para aqueles que gostariam de tirar a sua lavoura no caso, o trigo já está pronto, maduro, mas não pode em função da umidade do solo e ainda corre o risco de perder um pouco em relação à qualidade. Também temos uma preocupação muito grande, porque nas frutas e verduras, principalmente verdura eleva um pouquinho o valor da produção, porque depois de tanta água, na verdade você tem principalmente as plantas folhosas, as hortaliças de modo geral, têm o seu preço mais elevado, porque a qualidade do fruto tem muito em função da grande quantidade de umidade e isso traz uma preocupação muito grande”, explica Reginaldo.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro )

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas