Foto: AEN

Apesar dos desafios da produção, Brasil é destaque na exportação de frango

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: AEN

Apesar dos desafios da produção rural, o Brasil é destaque na exportação de frango. O setor da avicultura passa, no país, pela principal dificuldade com custos de produção. Do ponto de vista global, então, a situação é ainda mais complicada: a gripe aviária está influenciando a produção de vários países e o Brasil, por ter um estado sanitário de excelência, tem sido chamado para colaborar com estes locais.

O assunto também entrou em discussão durante o 14º Encontro MercoLab de Avicultura, realizado no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel nesta terça-feira (13). E quem explanou para nossa equipe foi o diretor de mercado da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) Luis Rua.

 

“São mais de cinco milhões de toneladas de frango exportadas que colocam o Brasil na primeira colocação mundial no setor. Torcemos para recuperação rápida dessas aviculturas, nenhum prejuízo para o agro é bom seja em qualquer canto do mundo. Mas todo este cenário só mostra o quanto o Brasil é destaque e abre ainda mais mercado para o nosso país”, afirma.

Com qualidade, o Brasil consegue manter o mercado interno: 65% da produção ficam aqui. E o mesmo produto, com a mesma qualidade, vai para o mercado externo: 35% da nossa produção é exportada. “São mais de 140 países que recebem o frango brasileiro, com os mais rígidos controles de sanidade do Ministério da Agricultura e de outros órgãos”, ressalta.

 

A representatividade da região Oeste do Paraná também chama a atenção. “O estado é responsável por mais de 35% da nossa produção de frango e a região Oeste é celeiro, com empresas cooperativas e muito apoio aos produtores”.

Confira a reportagem completa:

 

(Texto: Tatiane Bertolino/Sou Agro – reportagem de vídeo: Sirlei Benetti/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas