“Agricultura brasileira é resiliente e sustentável”, diz Mapa em evento internacional
#souagro| “O evento foi de alto nível e muito positivo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro mostrando para o secretariado e representantes dos países-membros da OCDE que a agricultura brasileira é resiliente, sustentável e contribui para a segurança alimentar do mundo”, foi isso que disse Cléber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentabilidade e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seminário “Brasil e Portugal: Construindo uma Economia Sustentável”.
Cléber Soares, apresentou as estratégias de agricultura sustentável desenvolvidas no país, entre elas, o Plano ABC+. Ele apresentou ainda os principais programas de promoção e fomento à agricultura brasileira, como Cadeias Descarbonizantes, Bioinsumos, Inovação no Agro, Águas do Agro e Pronasolos. Segundo ele, a sustentabilidade da agricultura brasileira é um compromisso prioritário, pois trata do principal pilar econômico do país e, portanto, de maior impacto social para construção de um modelo de desenvolvimento justo e resiliente.
- Seminário trará conhecimentos sobre bebidas fermentadas
- Soja da Embrapa é aprovada como não transgênica
A estratégia de implementação das iniciativas é formada por um conjunto de políticas, em camadas, que se complementam e fortalecem para os resultados prioritários: 1) aumento de renda do produtor rural; 2) produtividade e segurança alimentar; 3) Fortalecimento das práticas de adaptação e mitigação; 4) Agricultura digital e ecossistemas de agrobusiness.
Para alcançar a sustentabilidade, as peças fundamentais são: agricultura sustentável, bioeconomia e economia sustentável dos oceanos.
- Novilhas que se destacaram em teste técnico serão premiadas
- Conheça a ovelhinha Bity, que fez sucesso no Paraná depois de “dia de princesa” em Pet Shop
O ENCONTRO
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou em Paris (França), evento para debater caminhos efetivos para a sustentabilidade desenvolvidos por Brasil e Portuga, visando uma troca de conhecimento sobre estratégias que estão sendo exploradas pelos dois países.
Segundo a OCDE, a ideia é discutir políticas inovadoras capazes de promover o uso sustentável dos recursos naturais sem reduzir a produtividade e a subsistência se tornou crucial, para garantir uma recuperação face aos desafios climáticos e sociais atuais.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)
(Foto: MAPA)