Mulheres do Agro buscam conhecimento e evolução em palestra

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Mulheres produtoras rurais de toda região do Município de Toledo participaram, na sexta-feira (08), da palestra “Você nasceu pra dar certo”. A palestra ocorreu no Sindicato Rural de Toledo e foi ministrada pela jornalista especialista em Agronegócio e fundadora do portal Sou Agro Sirlei Benetti.

“O medo do fracasso paralisa, cega. Nós nascemos para dar certo e precisamos parar de arranjar desculpas para não fazer o que precisa ser feito, hoje”, afirma.

Com as produtoras rurais, a troca de experiências veio ao encontro do mundo feminino: mulheres que acreditam dar conta de tudo, que querem fazer tudo sozinhas e que acabam não tirando tempo para a própria evolução. “Todas vocês aqui deixaram de fazer algo pra vir à palestra. Pararam o que precisavam fazer em plena colheita para buscar conhecimento, para pensar fora da caixa. E às vezes é necessário deixar os afazeres domésticos para depois para estar com pessoas melhores que você e, desta forma, buscar evolução pessoal e profissional”, resume Sirlei.

 

Gladis Knebel Schneider, que faz parte da coordenação da Comissão de Mulheres da Faep (Federação da Agricultura do Paraná),  ressalta a importância da mulher estar cada vez mais envolvida nos negócios da família. “Às vezes não conseguimos organizar tempo para nós mesmas, para buscar conhecimento. Mas precisamos, porque enquanto os maridos estão nas lavouras, temos que cuidar da parte burocrática, se envolver cada vez mais no ganha pão da família”.

É o que faz a produtora Noelir Kolling. Por dentro de tudo que acontece na propriedade, ela também comanda a parte burocrática. “Só hoje eu já fui ao banco com meu marido, fui atrás de documentações que precisávamos, também estamos correndo atrás da manutenção de uma máquina. Ou seja, só resolver problemas. E o que a gente consegue fazer em um dia, ótimo. Mas é um dia de cada vez”.

“É muito importante tirar um tempo pra gente se não a gente surta e fica parada no tempo. Serviço de casa não é fácil, lidar com a lavoura não é fácil, mas vale a pena”, afirma a produtora rural Simone Hofstetter.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas