Projeto impede produção de bioinsumos; produtores são contra
#souagro| Produtores rurais estão preocupados e pedem apoio de entidades e também da sociedade contra o projeto de lei 3668/2021, do Senado Federal. É que o projeto torna ilegal a produção de bioinsumos nas propriedades, para controle biológico de doenças no campo.
O texto regulamenta o uso, a produção e a comercialização desses insumos, mas, segundo informações divulgadas pela Aprosoja, proíbe que eles sejam feitos dentro das propriedades.
- Foz amplia participação da agricultura familiar nas escolas
- Polícia prende quadrilha envolvida em roubos de cargas no PR
“Precisamos do apoio da sociedade e também das entidades de classe. O agro passa por um momento de dificuldade com insumos mais caros. Com a produção própria de bioinsumos, temos uma redução de custos que pode chegar de 20% a 30% do total apenas com defensivos na lavoura”, afirma o produtor rural Juliano Cavalca, que mora em Cascavel e conta com produção de bioinsumos.
Para ele, a medida, se aprovada, beneficia apenas a indústria. “Temos grupos de whatsapp de produtores de todo o Brasil que adotam essa prática, fazem o uso da agricultura sustentável e regenerativa, e teremos vários prejuízos com uma medida como essa”.
Segundo os produtores, a proposta vai contra o próprio Ministério da Agricultura que tem um programa de incentivo à geração de bioinsumos nas propriedades com fomento e crédito. O Programa Nacional de Bioinsumos tem por objetivo ampliar e fortalecer o uso de bioinsumos para promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)
Com informações da Aprosoja e do Ministério da Agricultura
Foto: Pixbay