mulheres

Mulheres ganham destaque na agricultura familiar brasileira

Débora Damasceno
Débora Damasceno
mulheres

Em março que foi o mês da mulher, elas foram destaque do Boletim da Agricultura Familiar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nesta edição, o documento procurou destacar as conquistas alcançadas pelas mulheres na agricultura familiar e refletir sobre o futuro, em termos de melhoria das políticas públicas e do aumento constante da participação feminina no desenvolvimento socioeconômico do país, refletindo em melhoria de vida para trabalhadoras rurais e agricultoras familiares.

Para isso o Boletim traz um capítulo sobre política públicas com dados relevantes sobre o impacto do Programa Alimenta Brasil, antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a autonomia econômica das mulheres do assentamento Chapadinha no Distrito Federal, além de uma análise da participação das criadoras de animais de todo o país no Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

 

A publicação ainda mostra uma avaliação do resultado da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e de outros programas executados pela Conab no apoio à produção, realizada pelas próprias beneficiárias,  na elevação da renda dos produtores acima das linhas de pobreza e extrema pobreza.

De acordo com a mais recente publicação do Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres na direção dos estabelecimentos rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão, de um universo de 5,07 milhões, indicando um crescimento de 44,2%, em comparação ao Censo realizado em 2006.

Clique aqui e leia a íntegra da publicação.

(Fonte: Conab | Foto:Freepik)

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas