Geração de energia limpa traz ministro ao oeste
A comitiva do Ministério do Meio Ambiente, liderada pelo ministro Joaquim Leite, estará no oeste do Paraná nesta quarta (09) e quinta-feira (10). A viagem é para visitar unidades de geração de energia limpa, que servirão de referência para a implantação do programa de redução de metano do governo federal. A iniciativa incentiva a transformação de resíduos orgânicos, produzidos em âmbito urbano ou rural, em biocombustível, e contará com o auxílio financeiro de bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
- Sociedade Rural do Oeste é marco na defesa do agronegócio
- Como o Canadá pode auxiliar o Brasil na escassez de fertilizantes
Entre os locais visitados está a EnerDinBo, a primeira central de bioenergia em grande escala do Brasil. A unidade está localizada na área rural do município de Ouro Verde do Oeste e utiliza dejetos de suínos de granjas da região.
A agenda do ministro do meio ambiente começa na quarta (09), com a chegada em Toledo, onde fará a visita ao Centro de Bioenergia, às 13h45, e ao aterro sanitário municipal, às 14h35. A previsão é de que a comitiva chegue às 15h30 à EnerDinBo, onde será recebida pelos sócios da unidade, Valdinei Silva, Gilberto Lorenzi e Jorge Tasaki, e pelo diretor técnico, Thiago González. A viagem também inclui visitas aos municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena e Cascavel.
(Assessoria EnerDinbo)