carrapatos

Cobre é componente principal de parasiticida contra carrapatos

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
carrapatos

 

A Universidade Federal do Paraná obteve a patente de um produto parasiticida para controle de carrapatos em animais domésticos. Tendo como componente principal o cobre, o produto foi inventado pelo professor Marcelo Beltrão Molento e pela doutoranda Carla Juliana Ribeiro Dolenga , do programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da UFPR, e pelo professor Eduardo José de Arruda, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul.

O professor Molento relata que as duas soluções com sais de cobre testadas pela equipe conseguiram eficácia contra parasitas, tanto internos (helmintos) quanto externos (carrapatos). O produto alterou também a capacidade de reprodução dos carrapatos, detendo sua proliferação. “O uso de sais de cobre inibiu o desenvolvimento de ovócitos dos carrapatos, observados na histologia”, explica o professor.

Após a obtenção da patente, os professores já estão em contato com empresas interessadas em produzir o medicamento com foco em tratamento de bovinos. As vantagens do produto são a alta tecnologia e sustentabilidade, além de melhorar o bem-estar animal, com a redução da taxa de infestação.

A patente obtida pertence à UFPR e à UFGD e é gerenciada pelos professores para a parte técnica. Com o o título “Cobre para Uso como Parasiticida e Ação Sinérgica no Controle de Endo e Ectoparasitos (endectocida) em animais domésticos”, foi publicada em 4 de janeiro de 2022.

(UFPR)

 

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas