tempo

2022: o que esperar da previsão do tempo nos primeiros meses?

Débora Damasceno
Débora Damasceno
tempo

#souagro| No primeiro dia de 2022 muito agricultor deve estar querendo saber o que o ano reserva quando falamos em situação climática, afinal 2021 foi um ano marcado pela adversidade, com chuva demais, geada e uma seca histórica. Para isso Ronaldo Coutinho fez um parâmetro de como o tempo deve se comportar nesses primeiros meses do ano.

VEJA O VÍDEO:

 

 

 

Segundo Coutinho a La Niña vai permanecer em 2022:  “Janeiro, fevereiro e março, ou seja, durante o verão continua La Niña bem significativa de moderada a pontualmente forte no Pacífico e o nosso Atlântico aqui de normal a ligeiramente frio. Essa configuração, favorece a chuva na região do nordeste e não favorece a chuva em toda a área que pega o Paraná, Argentina, região Sul e Paraguai. Então continua com esse problema.”

Mas não será só no verão que o fenômeno vai permanecer neste ano: “A La Niña continua março, abril, maio, até o período do outono, inverno, nós continuamos com a La Niña ainda desenvolvida. Então, ela avança no verão, continua durante o outono, início do inverno com a La Niña. O Atlântico fica mais neutro indicando que nesse período agora de janeiro poderemos ter uma pequena trégua na chuva de repente trazer alguma chuva melhor entre o dia 10, 20 de janeiro até final de janeiro, comecinho de fevereiro, pode ser que haja uma esperança de alguns momentos de chuva um pouco melhor na região”, explica Coutinho.

 

As perspectivas da previsão do tempo são de chuva muito irregular em todos os primeiros meses e também pode ocorrer geada fraca no oeste do Paraná já em abril:

“Quando chegar fevereiro pode até começar o início de fevereiro ainda bom, mas depois volta a secar. E aí ficaremos com tendência de um tempo mais seco na região entre meados de fevereiro, março e abril. Então de maneira geral esse clima de chuva muito irregular persiste durante todo o ciclo 2021/2022 e durante todo o ciclo do milho safrinha. As temperaturas vão oscilar bastante nesse verão e o frio chega um pouco mais cedo, é possível que em alguma geadinha bem fraca já possa acontecer no final de abril na região de Cascavel indo pro sul e mais entre a segunda quinzena de maio e primeira de junho já começa a ter algum risco de geada no milho safrinha. 2021 foi arriscado e está sendo ruim pra safra de verão e continua com chuva muito irregular e risco de frio chegando cedo também pra safrinha milho no oeste do Paraná e também nas outras áreas do país. A La Niña pelo visto vai até a entrada do inverno. Não há perspectiva ainda de um El Niño pro segundo semestre, por enquanto pode ser melhor que o primeiro”, finaliza Coutinho.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas