Cotação da soja seguirá firme e segura, diz analista de mercado  

Compartilhar

 

#souagro | O Brasil ocupa posição privilegiada no mercado mundial da soja, pelo menos até setembro. É o único país que terá a leguminosa até este período em quantidade considerável. Diante disso, a crença é que os preços se mantenham firmes e seguros até um curto espaço de tempo. A informação é do analista de mercado e vice-presidente do Sindicato Rural, Modesto Daga. Hoje, a saca da soja no Paraná está cotada a R$ 153,38, segundo dados da CEPEA/ESALQ.

Daga aproveita a oportunidade para avaliar o relatório divulgado pelo USDA no dia 30 de junho e apresentar os fundamentos que causaram a perda de 108 pontos na Bolsa de Valores de Chicago, no dia 17 de junho. “O motivo foi uma notícia especulativa que percorreu o mundo, enfatizando que o governo americano faria alterações na lei para reduzir a presença dos biocombustíveis nos combustíveis fósseis”, comenta. “Até hoje o governo americano não confirmou essa fonte de informação”.

Outro ponto abordado é sobre a ampliação da área de plantio da soja americana e com isso a elevação da produção e dos estoques de passagem, provocando a queda dos preços. O relatório do USDA aponta uma redução da área de plantio e a produção dos Estados Unidos será suficiente apenas para abastecer o mercado interno e suprir as exportações.

O terceiro fator era com relação à valorização do real frente ao dólar e isso efetivamente aconteceu. “Tivemos essa valorização acima de 12% e isso pressionou a cotação da saca da soja para baixo no mercado interno. Entretanto, com o relatório recém-divulgado e com a perspectiva de uma menor produção e com a seca registrada naquele país, a queda de preços no mercado interno será muito pequena, além de termos a consciência que temos uma safra interna para ser plantada e colhida antes de se concretizar essa previsão”.

Clique e assista a entrevista completa do analista de mercado Modesto Daga

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Christian Rizzi

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.