Pecuarista que não comprovar rebanho deve preparar o bolso

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=Caqy7KQ7JcQ

 

#souagro | Faltam poucas horas para o criador de animais do Paraná regularizar a situação do seu rebanho junto à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). A comprovação é parte importante para o processo de credibilidade sanitária animal, cuja conquista foi amplamente comemorada no dia 27 de maio, com a certificação emitida pela OIE (Organização Internacional de Epizootias), tornando o Paraná como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Quem não atualizar o cadastro está passível de receber multa e passará a não ter acesso à GTA (Guia de Transporte de Animais).

 

É preciso ficar atento, pois esse status passa a estar ameaçado caso as comprovações não sejam feitas pelo pecuarista, comprometendo a expansão dos negócios para o mercado exterior. A supervisora da unidade da Adapar em Cascavel, Odete Medeiros, considera o índice de atualização cadastral bastante baixo. Segundo ela, em Cascavel, esse índice hoje, último dia da campanha de atualização do rebanho, está em 72%. Já na unidade de Cascavel, abrangendo a microrregião, o percentual é menor ainda, de 68,7%. No Estado do Paraná, até o fim desta manhã, os números envolvendo a atualização cadastral dos rebanhos era de 74,8% de explorações pecuárias comprovadas.

Além da Adapar, o criador de animais pode regularizar a situação nos sindicatos rurais, escritórios localizados nas prefeituras e também por intermédio da internet, pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gv.br)

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Gilson Abreu/AEN

 

Veja mais detalhes na entrevista concedida por Odete Medeiros, da Adapar:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas