Hidroponia muda vida de produtores de hortaliça

Compartilhar

#souagro | Quem tem hortaliças cultivadas na terra sabe que os riscos são grandes e o manejo também. Estes são os dois principais motivos que tem feito produtores elevarem literalmente a plantação. A hidroponia tem ganhado força no Paraná e cada vez mais adeptos tanto ao cultivo quanto ao consumo.

O Vanderlei Paravisi é um dos maiores produtores de hidropônicos do Oeste do Paraná. Tem a propriedade na Colônia Esperança, no município de Cascavel e a 8 anos aposta nas estufas. Segundo ele o investimento se paga porque tem 0% de perdas com as mudanças climáticas. Outro fator é a mão de obra que diminui e o manejo facilitado.

Vanderlei Paravisi é um dos maiores produtores de hidropônicos do Oeste do Paraná

Outra vantagem da hidroponia é que as plantas desenvolvem mais rápido. “Hoje no campo um pé de alface demora em torno de 40 a 45 dias para ser colhido. Dentro da estufa, no verão, a mesma alface pode ser colhida com 26 a 28 dias”, ressalta Paravisi.

O investimento médio de cada estufa é de meio milhão de reais

Atualmente Vanderlei tem 23 estufas na propriedade que fica no distrito de São João. As estruturas mais modernas chegam a custar quinhentos mil reais cada uma. Mesmo assim, ele diz que vai expandir e construir mais barracões porque a demanda pelos hidropônicos tem crescido. Tudo o que é produzido na propriedade tem venda garantida. “Hoje nós produzimos cerca de 3.200 plantas por dia e vendemos para supermercados. Tem mercados que querem nossos produtos, mas não damos conta de entregar. Falta produto”.

Clique para assistir a entrevista completa com Vanderlei Paravisi, um dos maiores produtores de hidropônicos do Oeste do Paraná.

 

A alface é o vegetal mais utilizado nesse tipo de plantação, mas diversas espécies podem ser cultivadas dessa forma, como couve, rúcula, berinjela, brócolis, tomate, morango, salsa, repolho, trigo, agrião, pimentão, pepino, e, até mesmo, plantas ornamentais.

No método NFT, as raízes das plantas ficarão diretamente na água e terão contato com um pequeno filme no qual estará disponível a solução nutritiva, enriquecida com Nitrato de Cálcio, Nitrato de Potássio, Fósforo, Sulfato de Zinco, dentre outros nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento da planta.

(Sirlei Benetti)

Fotos: Sou Agro

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.