Você viu isso? Do Paraná para o mundo, conheça a Raça Purunã

Compartilhar

 

#souagro | Uma das reportagens mais acessadas nos últimos dias pelos nossos agronautas, o Sou Agro reproduz o conteúdo em texto e vídeo feitos pela jornalista Sirlei Benetti. Ela explica com detalhes os fatores que tem contribuindo para a expansão do mercado dessa espécie no Brasil.

 

Animal forte, robusto e que tem se adaptado em boa parte do Brasil e países do Mercosul. Estou falando da raça Purunã que foi desenvolvida por pesquisadores do antigo IAPAR, hoje IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Os estudos começaram no início da década de 80 com a proposta de entregar aos pecuaristas uma raça pronta, capaz de reunir grande parte das qualidades de mestiços obtidos pelo cruzamento entre animais Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.

O resultado obtido, após mais de 30 anos de estudos, foi a raça Purunã, cujo nome é uma homenagem à Serra do Purunã, que delimita os Campos Gerais do Paraná e fica próxima à Fazenda-Modelo, em Ponta Grossa, onde os cruzamentos e pesquisas foram desenvolvidos.

Os animais da Raça Purunã são dóceis e precoces

 

O pecuarista Ernesto Dall’agnol é membro da Associação Brasileira dos Criadores de Purunã e explica que a raça tem diversas características e vantagens. “Para o pecuarista traz mais rendimento, ganho de peso, rusticidade, habilidade materna, peso leve ao nascer e rendimento de carcaça”, enfatiza Ernesto.

Para os frigoríficos a vantagem é que os animais são pesados e precoces e bem acabados. Já para o consumidor fica a parte mais saborosa: Carne macia com excelente acabamento e marmoreio.

A Raça Purunã se adapta ao calor e terrenos com declive

 

A Mistura que deu Certo

Por ter em sua composição racial 25% de Caracu e 10% de Zebu, o Purunã é um animal rústico, tolerante ao calor e resistente ao carrapato e a outros parasitas. Com 40% de Charolês no genótipo, animais Purunã têm alta velocidade de ganho de peso e produzem carcaças que fornecem alto rendimento, com elevada porcentagem de carnes nobres e pequena capa de gordura. Outras características do Purunã, asseguradas pela contribuição do Angus em sua formação, são a precocidade, o tamanho adulto moderado, o temperamento dócil, o marmoreio e a maciez da carne. Além dessas características, as vacas Purunã apresentam boa produção de leite e excelente habilidade materna, atributos herdados do Caracu e do Angus.

 

Quer saber mais? Clique no vídeo abaixo e veja as belas imagens e mais vantagens desse animal que está conquistando pecuaristas brasileiros.

Fale com os pecuaristas enviando mensagem para (45) 999731553 ou (45) 41010616

Clique aqui e saiba mais

Fotos: Sou Agro

Veja também:

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.