Saiba o que esperar da safra de trigo no Paraná

Compartilhar

 

#souagro | O analista da cultura de trigo do Deral/Seab-PR, agrônomo Carlos Hugo Godinho, fez uma avaliação do cenário da cultura de momento no Estado para o Portal Sou Agro.

 

Moagem de trigo cresce 1% no Brasil, mas moinhos sofrem

 

A área de trigo, conforme o analista, deverá ser de 1,6 milhão de hectares, 3% superior à realidade do ano passado, quando a cultura ocupou 1,12 milhão de hectares “O trigo segue uma toada de restrição, uma vez que o plantio do milho vem muito forte desde março, com os preços muito abonadores para a cultura. Isso também acontece com o valor da saca do trigo, mas em menor escala”, comenta. “Devemos ter o produtor preferindo o milho, em detrimento ao trigo”.

 

Veja o que fala o analista da cultura de trigo do Deral, agrônomo Carlos Hugo Godinho:

Mesmo assim, nas áreas ao sul do Paraná, onde não há possibilidade de plantio do milho safrinha, a escalada do trigo deve ser maior. Diante disso, a expectativa de produção no Estado é de 3,8 milhões de toneladas, um número que se confirmado, será recorde. “Mas ainda há muito água para rolar, pois estamos apenas com 5% do plantio efetuado”. Esse plantio de 5% corresponde ao avanço no Norte Pioneiro, mesmo em uma condição não ideal, com a semeadura no pó. “Agora, é esperar que as chuvas ocorram para a ocorrência de uma germinação apropriada. Caso isso não aconteça, teremos um aumento do risco da cultura do trigo, aliada à previsão de geada com a agravante da estiagem, fatores que reduziram a produtividade da cultura em anos anteriores no Estado.

(Vandré Dubiela)

 

Foto: Jaelson Lucas/AEN

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.