ESPECIAIS

Oeste do Paraná se destaca na produção de camarões

Compartilhar

#souagro | Se você é daquelas pessoas que duvida que no Oeste do Paraná tem produção de camarões, confere com o Sou Agro essa reportagem porque tem, e dos grandes. O cultivo faz parte de um projeto da Universidade Federal do Paraná, UFPR que tem laboratório montado em Maripá com parceria e apoio de municípios da região. No mesmo espaço físico também é desenvolvido o curso de extensão de carcinicultura de água doce, que é a técnica de criação de camarões em viveiros. O professor Eduardo Ballester é o responsável pelo laboratório e pelo projeto e conta que além de ser importante para os alunos de graduação, doutorado e pós-doutorado, a assistência técnica aos produtores de camarões nos municípios da região é fundamental para a manutenção e segmento da produção no Oeste do Estado.

 

Camarão com tilapia
Edmilson Zabott produz camarão com Tilápia

 

Produção de Camarão + Tilápia

As propriedades que hoje tem camarão no Oeste do Estado, são em caráter experimental. O Edmilson Zabott é um dos produtores do município de Palotina que aceitou o desafio. Dos 12 tanques que cria tilápias, um tem camarão consorciado com o peixe. Segundo Zabott, os resultados tem sido surpreendentes por vários fatores, mas o principal deles é a qualidade da água. “O camarão filtra a água e ainda come a ração que sobra da tilápia e fica no fundo do tanque. Isso significa que criar camarão nesse sistema, tem custo zero.”

 

Camarão exclusivo nos tanques

João Bosco Dias Pinheiro é produtor rural e criador de camarões também no município de Palotina, Oeste do Paraná. Na propriedade dele, os camarões são exclusivos em dois tanques. Pinheiro conta que a rentabilidade é muito boa e vende tudo o que produz para restaurantes da região.

Clique no ícone abaixo e assista a reportagem completa com entrevistas dos produtores de camarão e do professor responsável pelo projeto de carcinicultura no oeste do Paraná. (Sirlei Benetti)

 

 

Você pode se interessar também:

Dispositivo operado por aplicativo monitora e nada com os peixes  

 

Paraná é o maior produtor de peixes do Brasil

 

Alerta no campo: pulgão-da-soja pode chegar ao Brasil

C. Vale e Copacol levam o Paraná a ampliar liderança na produção de tilápia

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.