Caça aos morcegos: veja como a Adapar faz o controle populacional  

Compartilhar

 

#souagro | Os casos de raiva bovina no interior de Cascavel, mais especificamente nas comunidades de Colônia Barreiros e no Reassentamento São Francisco, que contabilizam 7 casos, sendo seis no primeiro e um no segundo local, transformaram os técnicos da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) em verdadeiros caça morcegos.

Este trabalho de identificação e tratamento dos morcegos hematófagos tem como finalidade o controle populacional, para auxiliar na redução do número de animais infectados. Para a captura dos morcegos, é preciso adentra aos abrigos e realizar a instalação de redes. Feito esse trabalho, os morcegos capturados são identificados e tratados com a pasta chamada de vampiricida.

Os profissionais envolvidos diretamente com este trabalho são imunizados com vacina anti-rábica, por meio de sorologia anual. A força-tarefa mobilizou os seguintes profissionais: Fiscal de Defesa Agropecuária, médico veterinário Antônio da Silva, de Catanduvas; Agente de Fiscalização de Defesa Agropecuária, Ronis Carlos de Oliveira, de Corbélia e Agente de Fiscalização de Defesa Agropecuária, Márcio Michel de Andrade, de Cascavel.

Veja as imagens do trabalho das equipes da Adapar na caça aos morcegos, exclusivas ao Sou Agro:

 

OS CASOS

O primeiro caso de raiva bovina em Cascavel foi registrado no fim do mês passado, em Colônia Barreiros. Depois disso, foram confirmados mais seis casos. Duas novas amostras foram enviadas para testes e a Adapar aguarda para as próximas horas o envio dos resultados. As coletas foram feitas na divisa com o distrito de São João, além de áreas limítrofes a Corbélia e Braganey.

Nos próximos dias, estão programadas novas capturas e tratamento dos morcegos hematófagos, como forma de ampliar o controle populacional dos animais transmissores da raiva a bovinos, equinos, ovinos e caprinos.

(Vandré Dubiela)

 

Fonte: Imagens cedidas pela Adapar/Cascavel

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.