1° escola de Agroinovação marca uma nova era no ensino agrícola
#souagro| Cascavel conta com a 1° escola de Agroinovação da cidade, os alunos da primeira turma já estão estudando desde o último dia (7), mas a inauguração oficial acontece nesta quinta-feira (17) com uma cerimônia especial.
O Ceep Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva é a realização de um sonho antigo que vai agregar muito a vida dos estudantes: “É um grande sonho que estamos conseguindo concretizar, já que Cascavel é polo do agronegócio e agora temos uma escola específica para a formação destes profissionais técnicos deste grande mercado que significa 35% da nossa economia”, explicou Rafael Amaral, diretor técnico da Fundetec.
Além das aulas existentes no currículo escolar, os alunos também terão cursos de formação e capacitação para que possam desenvolver novas habilidades do mercado de trabalho como robótica, programação, inteligência artificial. Ellen Ferreira Ávila, de santa Tereza do Oeste já está estudando na primeira escola de Agroinovação e para ela os cursos de capacitação fazem toda diferença no ensino: “Eu fiquei muito feliz quando fui aprovada porque este é o meu sonho, aprender aqui e ajudar minha mãe na nossa propriedade e, além das aulas, tem todos estes cursos que serão muito bons pra nós.”
A mãe da Ellen também comemora a vaga da filha: “Nós sempre sonhamos com isso, mas as escolas que existiam eram longe demais. Agora estamos praticamente em casa, porque a distância é pequena. Cascavel merecia esta escola e nosso filhos também.”
- Transporte de cargas via trilhos cresce no Paraná
- Quebra na safra de grãos vai respingar no PIB paranaense
Elizabete Zorzi também é mãe de aluno e ficou muito feliz que o filho vai fazer parte da escola, para ela isso vai auxiliar muito para o futuro na propriedade: “Meu filho já trabalha com o pai na área rural e esta escola com um ensino diferenciado só vai ajudar na formação dele. Estamos juntos com os nossos filhos, com a direção da escola para dar apoio para que esta escola seja referência no Estado.”
Na primeira turma são 70 alunos matriculados na escola de Agroinovação, e alguns estudantes vão ficar em internato e outros voltam para casa todos os dias: “Nós temos neste primeiro ano 50 alunos que ficarão no internato de segunda a sexta-feira, mas, além deles, outros 20 alunos que moram na cidade vêm, estudam e voltam para casa no final do dia. Aqui eles terão à sua disposição um currículo especialmente preparado para eles e que vai, ao final do curso, lhes proporcionar condições de competir de forma igualitária por uma vaga no mercado”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Prefeitura de Cascavel)