AGRONEGÓCIO

AgroPorto inaugura agenda conjunta entre portos e agro

O Movimento AgroPorto deu mais um passo na consolidação de uma agenda nacional voltada à infraestrutura e à competitividade do país. Durante evento realizado na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, foi assinada a Carta de Compromissos do Movimento AgroPorto, documento que estabelece dez diretrizes estratégicas para o fortalecimento da logística brasileira e para a construção de políticas públicas de longo prazo para o setor de infraestrutura.

A Carta foi assinada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), pelo deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), coordenador do Movimento AgroPorto pelas Frentes Parlamentares, e pela deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC), em um gesto que simboliza a convergência entre produção e infraestrutura como pilares do desenvolvimento nacional.

Pecuária pode ampliar negócios com Rússia

O Movimento AgroPorto representa uma iniciativa inédita de aproximação e atuação conjunta entre a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), reunindo duas das mais relevantes frentes do Congresso Nacional em torno de uma agenda comum para enfrentar os gargalos logísticos que ainda limitam a competitividade brasileira.

A urgência dessa agenda é evidenciada pelos números da infraestrutura nacional. Atualmente, o Brasil investe cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, percentual inferior à metade do patamar mínimo de 4,5% do PIB apontado por especialistas como necessário para sustentar o crescimento econômico e eliminar os principais déficits logísticos do país.

Os gargalos de transporte também impõem custos bilionários à economia brasileira. Levantamento do Observatório do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) aponta que o país deverá acumular, apenas em 2026, um sobrecusto de R$ 3,3 bilhões decorrente da utilização do modal rodoviário em corredores onde a movimentação de cargas poderia ocorrer por ferrovias, considerando os projetos da Ferrogrão e da EF-118. Isso significa que o Brasil perde, em média, R$106 por segundo em ineficiências logísticas que comprometem a competitividade nacional.

Nesse contexto, a assinatura da Carta inaugura uma agenda conjunta de atuação parlamentar suprapartidária, destinada a endereçar temas estruturantes, como a melhoria dos acessos aos portos, a ampliação da capacidade de armazenagem, a integração multimodal, a segurança jurídica para os investimentos, o fortalecimento das agências reguladoras, a modernização do licenciamento ambiental e a expansão da infraestrutura portuária.

Mais do que um conjunto de diretrizes, o documento reafirma a necessidade de devolver aos projetos de infraestrutura brasileiros os contornos de uma verdadeira política de Estado, baseada em planejamento de médio e longo prazos, previsibilidade regulatória e capacidade de mobilização de investimentos públicos e privados.

“O Brasil já demonstrou sua capacidade de produzir e de competir nos mercados internacionais. O desafio agora é assegurar que a infraestrutura acompanhe esse crescimento e permita ao país transformar potencial em competitividade duradoura”, destacou o deputado Tião Medeiros durante o ato de assinatura.

Ao unir os setores de produção e logística em torno de prioridades comuns, o Movimento AgroPorto busca construir um ambiente institucional favorável à expansão da infraestrutura e ao fortalecimento do comércio exterior brasileiro, consolidando uma agenda permanente de diálogo entre Parlamento, setor produtivo, operadores logísticos e Poder Executivo.

A expectativa das Frentes Parlamentares é que os compromissos firmados se traduzam em iniciativas legislativas, aperfeiçoamentos regulatórios e ações coordenadas capazes de ampliar a eficiência logística nacional, reduzir o Custo Brasil e fortalecer a inserção competitiva do país nos mercados globais.

Agenda AgroPorto 2026: Infraestrutura como Projeto Nacional

O próximo ciclo do Movimento AgroPorto será dedicado à construção de uma Agenda Nacional de Infraestrutura e Competitividade, inspirada em experiências internacionais que transformaram a logística em uma política prioritária de Estado.

A iniciativa buscará reunir o Congresso Nacional, o setor produtivo, especialistas e o Poder Executivo em torno de uma visão de longo prazo para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, baseada em planejamento, previsibilidade e segurança jurídica.

Até as eleições de 2026, o Movimento trabalhará em quatro frentes:

  1. Construção de uma Agenda Brasil para a Infraestrutura
    Formulação de um conjunto de propostas estruturantes para elevar a infraestrutura à condição de prioridade nacional, estabelecendo metas de longo prazo para investimentos, integração logística e aumento da produtividade.
  2. Ampliação da Coalizão Parlamentar
    Incorporação de novas Frentes Parlamentares e setores produtivos à iniciativa, ampliando a legitimidade política e a capacidade de construção de consensos em torno de uma agenda nacional de desenvolvimento.
  3. Diálogo com os Presidenciáveis
    Apresentação da Agenda AgroPorto aos candidatos à Presidência da República, buscando o compromisso com medidas capazes de transformar a infraestrutura em uma política permanente de Estado, independentemente dos ciclos eleitorais.
  4. Construção de Soluções Técnicas e Viáveis
    Realização de reuniões coordenadas entre as Frentes Parlamentares, especialistas, entidades representativas e agentes públicos para estruturar propostas exequíveis, com capacidade de implementação e geração de resultados concretos para o país.

Sobre o Movimento AgroPorto

O Movimento AgroPorto é uma iniciativa conjunta da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com apoio do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), inaugurado em abril de 2026. O movimento tem como objetivo promover a integração entre produção e infraestrutura, construindo uma agenda de Estado para o desenvolvimento logístico brasileiro e para o fortalecimento da competitividade nacional.

(Com Agência FPA)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Simepar analisa se tornado atingiu comunidade

Meteorologistas e técnicos do setor de geointeligência do Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental…

julho 1, 2026

Apesar de recorde, Plano Safra traz linhas de crédito pouco atrativas, aponta FAEP

O Plano Safra 2026/27, anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (30), preocupa em função das…

junho 30, 2026

Granizo transforma cenário de cidade

Uma forte tempestade de granizo atingiu Cascavel no fim da manhã desta terça-feira, surpreendendo moradores…

junho 30, 2026

Produtor rural ganha mais prazo para inscrição no CNPJ

Exigência da emissão de documento fiscal será cobrada a partir de janeiro de 2027 A…

junho 30, 2026

Cotações Agropecuárias: Liquidez segue baixa; preços se recuperam

Os preços do açúcar cristal branco apresentaram leve recuperação na semana passada no mercado paulista,…

junho 30, 2026

Onça-parda é capturada depois de atacar rebanhos

Equipes da Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Instituto Água e Terra (IAT), atenderam…

junho 30, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais