Ervateiras conquistam ouro em mundial na Argentina

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Sindimate/RS

A qualidade da erva-mate produzida no Vale do Taquari voltou a ganhar reconhecimento internacional. Durante a primeira edição do Mundial da Erva-Mate, em Buenos Aires, na Argentina, diversas marcas da região conquistaram premiações entre as melhores do mundo.

O concurso reuniu 406 amostras de diferentes países e teve como palco o Museo del Mate, na capital argentina. Entre os destaques estiveram nove marcas do Vale do Taquari e arredores, premiadas em diferentes categorias. A melhor colocação entre as ervas gaúchas ficou com a Ervateira Amável, de Ilópolis, que alcançou uma das maiores pontuações da competição.

Estado alcança R$ 212,6 bilhões de VBP Agropecuário em 2025

A avaliação dos produtos foi conduzida por especialistas que analisaram aspectos visuais, aromáticos, sensoriais e de sabor. Para isso, foram examinadas tanto as folhas secas quanto a erva preparada em infusão e em licor, elaborado em temperatura superior à utilizada no preparo tradicional do chimarrão. A metodologia parte de uma nota máxima de 100 pontos, com descontos aplicados conforme os critérios avaliados.

Entre as empresas gaúchas, oito conquistaram a distinção máxima, denominada “Gran Oro”, concedida às amostras que alcançaram pelo menos 94 pontos. Além disso, cinco marcas receberam medalhas de ouro, sete foram agraciadas com prata e três conquistaram bronze. Outras seis ervateiras também figuraram entre as premiadas.

Ervateiras do Vale conquistam ouro em mundial na Argentina

Confira lista das medalhistas

Gran Oro:

  • Amável (Ilópolis)
  • Lago Verde (Ilópolis)
  • Sabadin (Arvorezinha)
  • Ervais do Futuro (Espumoso)
  • Barão (Barão de Cotegipe)
  • Rancho Nativo (Porto Alegre)
  • Mate & Vida (Putinga)
  • Elacy (Venâncio Aires)

Medalha de ouro:

  • Amável (Ilópolis)
  • Ervais do Futuro (Espumoso)
  • Lago Verde (Ilópolis)
  • Ximango (Ilópolis)
  • DeValérios (Arvorezinha)

Medalha de prata:

  • Milonga (Porto Alegre)
  • Machadinho (Machadinho)
  • Rei Verde (Erechim)
  • Mate & Vida (Putinga)
  • Mix Atacadista (São Leopoldo)
  • Ximango (Ilópolis)
  • DeValérios (Arvorezinha)

Medalha de bronze:

  • Ervais do Futuro (Espumoso)
  • Rancho Nativo (Porto Alegre)
  • DeValérios (Arvorezinha)

Também foram premiadas as ervateiras Ka’a eté (Camaquã), GOAT (Lajeado), Seiva Verde (Áurea), Portão (Portão) e Ki Mate (Arvorezinha).

(Com A Hora)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias