Temporal causa destruição e prefeito decreta calamidade pública

Uma forte tempestade acompanhada de granizo atingiu Campo Mourão na tarde deste sábado (1º), provocando grandes estragos e levando o prefeito Douglas Fabrício a anunciar o decreto de estado de calamidade pública no município. Em poucos minutos, o volume intenso de chuva causou **alagamentos, destelhamentos e danos em prédios públicos e estabelecimentos comerciais.
O Paço Municipal 10 de Outubro, sede da prefeitura, foi um dos locais mais afetados. A água invadiu o prédio e atingiu diversas salas. A Santa Casa também sofreu infiltrações — especialmente no setor de maternidade, e funcionários precisaram usar rodos para retirar a água. O Hipermercado Muffato teve a cobertura sobrecarregada pela chuva e o acúmulo de granizo, o que causou o entupimento das calhas e o alagamento de parte da forração interna.
Apesar dos danos materiais, não há registro de feridos, segundo a Defesa Civil.
“Estamos trabalhando para atender quem foi mais atingido e recuperar a cidade. Decidimos decretar calamidade pública devido aos grandes estragos e para poder enfrentar de forma mais rápida essa situação”, afirmou o prefeito Douglas Fabrício.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura estão nas ruas desde o fim da tarde para liberar vias interditadas, retirar árvores caídas e prestar socorro à população. Há registros de bairros sem energia elétrica e vias intransitáveis.
A Secretaria de Assistência Social organizou uma força-tarefa para apoiar famílias afetadas, com a distribuição de lonas e atendimento emergencial em regime de plantão. O serviço de emergência pode ser acionado pelo **WhatsApp (44) 99174-5430**.
“Estamos mobilizando toda a estrutura do município para garantir abrigo, alimentação e apoio às pessoas atingidas”, informou a Secretaria.
Mesmo com a chuva breve, os estragos foram significativos. Moradores relatam que o temporal durou menos de 15 minutos, mas foi suficiente para provocar grandes transtornos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram ruas transformadas em rios e telhados sendo arrancados pela força do vento.
O decreto de calamidade pública permitirá à prefeitura acelerar o acesso a recursos estaduais e federais para reconstrução e assistência às famílias prejudicadas.



