Foto: Defesa Civil SC

Temporais causam destruição no interior de SC; gado e milhares de frangos morreram

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Uma microexplosão, que ocorreu por volta das 13h42 da tarde de terça-feira (19), na área rural de Abelardo Luz, no oeste de Santa Catarina, deixou um rastro de destruição. Intensas áreas de instabilidade se formaram em SC, associadas ao fluxo de calor e umidade provenientes da região Amazônica e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste. A situação ocorre quando uma nuvem não consegue suportar o volume de água no interior e cai de uma só vez.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno causou danos significativos no local, que abrigava mais de 28,3 mil frangos, destes 14 mil morreram.

Conforme o órgão, nas proximidades árvores de grande porte foram arrancadas pela raiz com a força do vento, deixando os moradores sem passagem na entrada da propriedade. Apesar dos danos, ninguém se feriu durante o temporal.

Como ocorre uma microexplosão

É possível observar através da imagem de satélite e dos produtos do radar meteorológico do Oeste, o desenvolvimento de tempestades de forma alinhada sobre a região do município de Abelardo Luz e também a ocorrência de uma microexplosão, que pôde ser confirmada pelos produtos VIL e SWI na Figura 1:

Figura 1. Imagens do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado às 13h40 (hora local) e dos produtos CAPPI, VIL, VIL, e SWI, do radar de Chapecó respectivamente, que indicam a ocorrência de uma microexplosão no município de Abelardo Luz, na região Oeste de SC, por volta das 13h42min (hora local) da tarde de hoje (19/03/2024). Fonte: SDC/SC.

Com base nas imagens dos estragos provocados e nas análises dos produtos do Radar do Oeste, que apresentam uma queda brusca de 33 mm de para 15 mm da água precipitável (queda típica observada em microexplosões) e que também indicam a ocorrência de uma microexplosão (círculo com triângulo rosa).

Vendaval mata gado 

Nesta quinta-feira (21), outro vendaval destruiu completamente um barracão em Abelardo Luz. A Defesa Civil informou que 51 vacas-leiteiras estavam abrigadas no imóvel. Uma vaca morreu e ao menos 12 ficaram feridas e precisaram de atendimento veterinário.

Foto: Defesa Civil SC

Além do barracão, o vento também destelhou outros imóveis em propriedades próximas.

Por (Defesa Civil SC)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias