Doença viral ameaça gado francês

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Forbes Agro

O futuro da pecuária da França está sob ameaça, à medida que a doença altamente contagiosa da pele nodular se espalha pelas fazendas de gado pela primeira vez na Europa Ocidental, disse a ministra da Agricultura do país nesta sexta-feira, quando mais casos foram relatados perto da fronteira com a Espanha.

Três surtos do vírus, que causa bolhas e reduz a produção de leite, foram encontrados perto da fronteira com a Espanha nesta semana. A doença não representa risco para os seres humanos, mas muitas vezes leva a restrições comerciais e graves perdas econômicas.

Manejo do solo é aliado contra perdas por eventos climáticos

O aumento dos surtos levou a França a proibir as exportações de gado francês por 15 dias, disse a ministra da Agricultura, Annie Genevard, enquanto viajava para a região de Jura, onde um primeiro caso foi detectado recentemente.

“Estamos em um momento crítico. É essencial mantermos nossos esforços para proteger o rebanho bovino francês”, disse ela. “Vamos enfrentar o desafio juntos, como temos feito desde junho passado, porque o futuro da pecuária francesa está realmente em jogo.”

Aumento dos surtos

A França registrou uma queda acentuada nos surtos no final de agosto após uma campanha de vacinação em massa, mas os casos voltaram a aumentar neste mês, espalhando-se no leste e agora no sudoeste.

Foram encontrados casos em três municípios dos Pirineus Orientais no sudoeste da França — La Bastide, Oms e Valmanya — nesta semana, o que levou a uma campanha de vacinação obrigatória na área circundante, informou o ministério em um comunicado.

Os vilarejos afetados ficam próximos uns dos outros e a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a Espanha. No início desta semana, as autoridades locais haviam mencionado apenas um único surto na região.

“Podemos imaginar que há uma ligação com a Espanha, mas ainda estamos investigando”, disse Genevard aos repórteres.

A França já está lutando contra o vírus da língua azul que afeta ovinos e bovinos e que se espalhou pela Europa. O mesmo acontece com a Itália e a Espanha, que também foram afetadas pela doença da pele nodular pela primeira vez este ano.

(Com Forbes Agro)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias