Polícia aplica multas de mais de R$ 240 mil em flagrantes de rinhas de galo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: GMC Ponta Grossa

Em operações nessa sexta-feira e sábado (22-23), a Polícia Militar Ambiental flagrou rinhas de galo em Ponta Grossa e Guarapuava, nos Campos Gerais e região central do Paraná. Mais de 50 pessoas foram multadas, galos resgatados, e equipamentos de rinhas apreendidos, com prisões por porte e posse ilegal de arma em Guarapuava.

As abordagens ocorreram em duas áreas distintas do estado, após denúncias anônimas. Em Ponta Grossa, a operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e foi iniciada em uma chácara na região da Avenida Souza Naves, próximo à BR-373. Em Guarapuava, a polícia ambiental descobriu três arenas de combate em uma chácara no distrito de Entre Rios.

No total, 54 galos foram resgatados. Em Ponta Grossa, quatro pessoas receberam multas de 52 mil reais cada uma por expor os galos ao combate, e outras 11 pessoas foram autuadas em 1,5 mil reais cada por assistir à rinha. Em Guarapuava, 36 pessoas foram multadas em 1,5 mil reais cada. O proprietário da chácara recebeu duas multas que somam 61 mil reais, e o organizador da rinha foi multado em 57 mil reais.

Em Guarapuava, foram apreendidos diversos materiais típicos de rinhas (biqueiras metálicas, esporas de silicone, cronômetros, tesouras) e, segundo a corporação, as condições eram precárias, com sinais de organização da atividade, incluindo árbitros e cronômetros.

Durante a operação, quatro pessoas foram presas por porte e posse ilegal de arma e receptação. Um homem tentou ocultar uma pistola 9 mm com 11 munições; outro possuía um revólver 38 com numeração raspada; o dono do imóvel tinha duas espingardas sem documentação, munições e materiais para recarga; e em uma caminhonete havia 80 kg de cobre sem comprovação de origem.

Em Ponta Grossa, 54 galos foram resgatados, incluindo um morto, mais de 25 com lesões graves e o restante com sinais de maus-tratos. Em Guarapuava, 28 galos foram encontrados, com um morto e os demais com lesões graves.

Foto: Polícia Ambiental Guarapuava

A Polícia Ambiental ressaltou que, menos de um mês antes, outra rinhas havia sido desmantelada em Goioerê/Goioxim, com multas que somaram centenas de milhares de reais. As autoridades garantem que continuaram firmes no enfrentamento a esse tipo de crime contra animais e que as investigações devem esclarecer a origem dos galos, possíveis esquemas de apostas e a cadeia responsável.

A corporação reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.

A operação contou com participação de equipes da Polícia Militar Ambiental, da Guarda Municipal de Ponta Grossa e de órgãos de fiscalização, refletindo a cooperação entre forças de segurança para coibir rinha de galos e maus-tratos. Caso deseje, posso incluir citações de autoridades, mapas dos eventos ou versões de declarações das vítimas e envolvidos.

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas