Fazenda da Embrapa será oficialmente entregue ao MST em Ponta grossa

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Gisela Silveira Simonovis/ MST

Os 630 hectares de terra pertenciam à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), localizada a 20 quilômetros do perímetro urbano de Ponta Grossa, rodovia do Talco, próximo ao Parque do Botuquara, deve ser oficialmente entregue ao Movimento dos Sem-Terra (MST), com honras e festa, neste sábado (16).

A área que havia sido doada pela União para que a Embrapa tivesse um espaço para realização de pesquisas, foi invadida pelo MST em 26 de agosto de 2003, no começo do primeiro governo Lula.

Nestes 21 anos, as famílias cultivam a terra e vendem alimentos por meio da Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica da Economia Solidária. Elas também participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a entrega da produção.

Presença de Ministros 

De acordo com informações divulgadas pelo próprio MST,  estão confirmadas as presenças do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil do governo brasileiro, Wellington Dias; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná, Nilton Bezerra Guedes; Bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi e o desembargador Fernando Prazeres, coordenador da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná e como atuante no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC Fundiário).

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas