MST invade fazenda do Banco do Brasil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-RS) invadiu, no início da manhã de segunda-feira, 25 de agosto, a Fazenda Rincão de São Brás, também conhecida como Fazenda Barcelos, em Itapuã, Viamão, que pertence ao Banco do Brasil. Cerca de 130 famílias de acampamentos no estado buscam acelerar a aprendizagem da área pela reforma agrária, com apoio do Incra e em negociação com o Banco do Brasil.

Em torno da meia-noite, o MST ocupou a área de 351 hectares, anunciada para fins de reforma agrária no programa Terra da Gente. A ocupação aconteceu no distrito de Itapuã, em Viamão, com o objetivo de pressionar o Incra a cumprir a promessa de regularizar a área para assentamentos ainda neste ano.

Silos secadores são opção rentável para agricultores familiares

Histórico e negociação:

A fazenda foi indicada ao MST pelo Incra/RS em negociações de 23 de dezembro de 2024, como parte do programa Terra da Gente. O movimento mantém a pressão para avanços nas tratativas entre a União, o Banco do Brasil e o Incra, com vistas à liberação de novas áreas para assentamentos no estado ainda em 2025.

O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, publicou um vídeo onde critica a invasão e afirma que não haverá invasão de terras na cidade, prometendo tomar todas as medidas legais para coibir a ação. O prefeito ressaltou a necessidade de ordem e legislação e criticou a atuação de parlamentares que, segundo ele, incentivam invasões.

O deputado Adão Pretto Filho divulgou nota na tarde de 25 de agosto, reiterando a urgência da Reforma Agrária e destacando que a terra está ociosa apesar de milhares de famílias sem moradia. O deputado defende que o Terra da Gente cumpra sua função social, garantindo produção de alimentos, renda e dignidade.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas