Práticas conservacionistas: Uso de terraços como aliado

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Lajes Hoje

O uso de terraceamento é um forte aliado da agricultura sustentável. Sua aplicação, aliada a outras práticas conservacionistas, como a rotação de culturas e as plantas de cobertura, auxilia na proteção contra erosões e no controle dos recursos hídricos, mantendo o solo mais saudável. Seu uso é recomendado em áreas de relevo inclinado, como as encontradas no Oeste de Santa Catarina, onde a Epagri desenvolve, há alguns anos, ações integradas de conservação de água e solo.

Novos extensionistas da Epagri aprendem técnicas para a construção de terraços (Foto: Divulgação / Epagri)

Com foco nas inovações desta área e na transferência de conhecimentos aos novos colaboradores da Epagri, foi realizado no dia 17 de junho, em Xanxerê, um curso voltado para a conservação de solos, com ênfase em terraceamento. A atividade contou com a participação de extensionistas da Epagri das regiões de Chapecó e Xanxerê, além de engenheiros-agrônomos que atuam, principalmente, nas áreas de planejamento.

Plano Nacional de Fertilizantes estima atender 50% da demanda interna até 2050

Na oportunidade foram discutidos aspectos teóricos que reforçam a importância da conservação do solo, os tipos de terraço e suas formas de construção. O extensionista da Epagri em Xaxim, Jeferson Soccol, explica que além da parte expositiva, o encontro também contou com atividades práticas, para que os presentes pudessem conhecer o funcionamento de tecnologias como o GPS-RTK e do penetrógrafo, ferramentas que auxiliam na avaliação topográfica e de resistência do solo. O curso abordou ainda o uso de equipamentos e as formas de demarcação dos terraços.

A iniciativa reforça o compromisso da Epagri com o uso e a divulgação de práticas conservacionistas que auxiliam na produção de alimentos de forma mais sustentável. O curso foi realizado em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Irani (Aeagri).

(Com Karin Helena Antunes de Moraes/Epagri/Fapesc)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas