Produção de carnes, ovos e leite aumentou segundo CNA

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: CNA

A produção de carnes, ovos e leite apresentou aumento no 1º trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, avalia a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em comunicado técnico publicado na segunda (23).

O documento analisa os dados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, de Leite e da Produção de Ovos de Galinha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas neste mês.

Atualização de rebanhos: 70,3% das propriedades cadastradas

De acordo com a CNA, houve aumento nos abates de bovinos de 5,5%, com destaque para vacas e novilhas, o que pressionou os preços do boi gordo. Os suínos cresceram 1,6% impulsionados pela demanda interna e exportações. Já o abate de aves foi de 1,64 bilhão, aumento de 2,3%.

Em relação aos ovos, a produção brasileira foi de 14,36 bilhões de unidades, um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a CNA, apesar do aumento na produção, a demanda aquecida e os estoques baixos deram sustentação aos preços dos ovos no mercado interno nos primeiros três meses de 2025.

“Segundo dados do Cepea, no atacado, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos subiu 48,1% entre janeiro e março deste ano. No entanto, de março até a primeira quinzena de junho, as cotações recuaram 18,7%, frente ao aumento mais expressivo na produção.”

O comunicado destaca ainda que a captação formal de leite pelas indústrias com algum tipo de inspeção manteve a recuperação nos volumes após as quedas verificadas em 2021 e 2022, com os 6,49 bilhões de litros de leite em 2025, representando variação positiva de 3,35% na comparação com o primeiro trimestre de 2024. “Apesar do cenário positivo, o volume ainda está 1,3% menor que o verificado no primeiro tri de 2021”, ressalta o documento.

Segundo a CNA, apesar dos avanços, o setor enfrenta incertezas com relação à manutenção da demanda e à pressão sobre os preços, principalmente no leite e na carne de frango.

“Nesse contexto, a alimentação mais acessível, associada a uma demanda patinando, indica para o aumento na oferta de leite no curto prazo, que deve pressionar ainda mais os preços ao produtor em plena entrada da entressafra.”

(Com Assessoria de Comunicação CNA)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias